Topo
Entretenimento

Em hotel futurista da Alibaba, robôs entregam toalhas e coquetéis

23/01/2019 14h15

Por Cate Cadell

HANGZHOU, China (Reuters) - Percorrendo os corredores do futurista hotel "FlyZoo", da gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba, robôs de cerca de um metro de altura entregam comida e toalhas aos hóspedes.

Os robôs são parte de um conjunto de ferramentas que a Alibaba diz que reduzirá drasticamente o custo trabalhista do hotel e eliminar a necessidade de hóspedes interagirem com outras pessoas.

Aberto oficialmente ao público no mês passado, o hotel de 290 quartos é uma incubadora de tecnologia que a Alibaba quer vender para a indústria hoteleira e uma oportunidade de mostrar a força do grupo em inteligência artificial.

O hotel também é um experimento para testar os níveis de conforto das pessoas com transações comerciais não mediadas por seres humanos.

"Trata-se de eficiência e consistência de serviço. Os robôs não são perturbados pelo humor dos humanos. Algumas vezes, nós dizemos que não estamos bem, mas o sistema e o robô sempre estará bem", disse Andy Wang, presidente-executivo do Alibaba Future Hotel Management.

Dentro do hotel, paredes brancas e com iluminação suave lembram do interior das naves espaciais de Hollywood. Hóspedes fazem check-in em totens que identificam seus rostos, bem como passaportes e outras formas de identidade. Cidadãos da China podem usar seus celulares para fazer check-in antecipado.

Elevadores identificam os rostos dos hóspedes novamente para verificar qual andar eles podem acessar e as portas dos quartos são abertas depois de nova checagem no rosto do usuário.

"É muito rápido e seguro...Posso estar no meu quarto em um minuto", disse Tracy Li, uma das hóspedes.

Em outros quartos, a tecnologia de comando de voz da Alibaba é usada para alterar a temperatura do ambiente, fechar cortinas, ajustar a iluminação e pedir serviço de quarto.

No restaurante do hotel, robôs entregam os pratos que os hóspedes pedem por meio do aplicativo do FlyZoo, enquanto num bar separado um grande braço robô é capaz de preparar mais de 20 tipos diferentes de coquetéis. Câmeras de reconhecimento facial fazem a cobrança automaticamente na conta do hóspede.

Na hora do checkout, os hóspedes têm que pressionar um botão no aplicativo que tranca o quarto e a conta é automaticamente debitada na carteira online do cliente na Alibaba. Após isso, segundo Wang, os dados de reconhecimento facial do hóspedes são imediatamente apagados.

O FlyZoo foi erguido em Hangzhou, a 170 quilômetros ao sudoeste de Xangai e próximo da sede da Alibaba. Os quartos custam a partir de 1.390 iuans (205 dólares) por noite.

Entretenimento