Topo
Notícias

Conheça Juan Guaidó, autoproclamado presidente da Venezuela

23/01/2019 20h10

ROMA, 23 JAN (ANSA) - Até o início deste ano, não eram muitas as pessoas que haviam ouvido falar de Juan Guaidó. Transcorridas três semanas de 2019, o jovem parlamentar e presidente da Assembleia Nacional venezuelana emergiu como líder da oposição ao regime de Nicolás Maduro e, nesta quarta-feira (23), se autoproclamou chefe de Estado interino do país.   

Em um clima de forte crise econômica e social, com dezenas de países que declararam ilegítimo o segundo mandato de Maduro, iniciado em 10 de janeiro, Guaidó ocupou um vácuo e se tornou figura-chave para a oposição.   

Nascido em 1983, o político de 35 anos é filho de uma professora com um piloto de avião e cresceu em uma família de classe média com sete irmãos. Viveu na própria pele as inundações conhecidas como "a tragédia de Vargas", em 1999, que deixou sua família temporariamente sem casa.   

Formado engenheiro industrial em 2007, Guaidó atuou em movimentos estudantis nos anos 2000 e, em 2015, foi eleito parlamentar da Assembleia Nacional pelo partido de oposição Vontade Popular, se tornando presidente do Parlamento em dezembro de 2018.   

Pouco depois, a Assembleia Constituinte, controlada pelo chavismo, ameaçou Guaidó com uma investigação por traição. O arquiteto de sua ascensão é Leopoldo López, o mais popular opositor venezuelano, atualmente em regime de prisão domiciliar e considerado preso político por seus aliados.   

López trabalhou nos bastidores para seu partido obter o comando do Parlamento e depois ceder a presidência a Guaidó, seu fiel pupilo desde 2015. Sua ascensão teve uma brusca aceleração em 11 de janeiro, quando ele convocou o país para uma mobilização em massa contra o governo para esta quarta.   

Durante as manifestações, jurou como presidente e prometeu convocar novas eleições. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias