Topo
Notícias

China diz desconhecer desaparecimento de escritor denunciado pela Austrália

23/01/2019 08h29

Pequim, 23 jan (EFE).- O governo chinês garantiu nesta quarta-feira que não tem conhecimento do desaparecimento de Yang Hengjun, um cidadão sino-australiano que as autoridades da Austrália estão à procura depois que ele supostamente desapareceu quando chegou à China com sua família em 19 de janeiro.

"Não tenho conhecimento desta situação. Tentarei obter informação das autoridades competentes", respondeu hoje aos jornalistas a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, durante a entrevista coletiva diária.

A chancelaria australiana emitiu um breve comunicado no qual afirmou que está tentando obter informação sobre o paradeiro de Yang, cujo suposto desaparecimento foi denunciado por alguns de seus amigos.

As pessoas do entorno de Yang - escritor, acadêmico e ex-funcionário do Ministério de Relações Exteriores da China - temem que ele esteja sob custódia das autoridades do país asiático devido às suas críticas contra o Partido Comunista.

Esta não é a primeira vez que Yang desaparece na China, já que em 2011 esteve incomunicável durante vários dias, um incidente que ele mesmo qualificou depois de "mal-entendido". EFE

Notícias