Topo
Notícias

Protesto contra violência de gênero reúne milhares em Quito

22/01/2019 00h58

Quito, 22 Jan 2019 (AFP) - O estupro de uma mulher por três jovens e o assassinato de outra levou milhares de pessoas às ruas de Quito nesta segunda-feira,para protestar contra o violência de gênero no Equador.

Os manifestantes, em sua maioria mulheres vestidas de preto em sinal de luto, caminharam por cerca de duas horas até chegar à sede principal da Procuradoria-Geral do Estado, no centro de Quito.

"Nos matam e nos estupram e o Estado não faz nada", gritavam os manifestantes.

Na semana passada, uma mulher de 35 anos foi violentada por três amigos, e um emigrante venezuelano matou uma jovem na cidade andina de Ibarra, no norte do país.

Devido ao crime em Ibarra, diante de vários policias que não puderam evitá-lo, o Equador endureceu sua política migratória com os venezuelanos, enquanto a população local expulsava os emigrantes de hotéis, casas e parques da cidade.

"Queremos dizer ao Estado e à sociedade que não vamos promover um discurso de ódio, não vamos permitir que em nosso nome façam e digam discursos xenófobos", declarou Anaís Córdova, do coletivo Vivas nós queremos.

pld/lr

Notícias