Topo
Notícias

Autoridades enfrentam dificuldades em resgate de menino que caiu em poço na Espanha

Máquina escavou buraco de 71 metros para tentar resgatar menino que caiu em poço na Espanha - Reuters
Máquina escavou buraco de 71 metros para tentar resgatar menino que caiu em poço na Espanha Imagem: Reuters

22/01/2019 16h35

O resgate de Julen, o menino espanhol de dois anos preso há nove dias em um poço, enfrenta sua última etapa nesta terça-feira (22) com novas complicações.

As autoridades esperam alcançar entre hoje e quarta-feira o local onde teoricamente está o pequeno Julen Roselló, que caiu em um poço na Serra de Totalán, na Andaluzia (sul), no dia 13 de janeiro.

Mas os tubos projetados para escorar o túnel através do qual especialistas devem cavar para alcançar o poço estreito não se encaixam e as máquinas de escavação vão perfurar o solo novamente com uma espessura maior.

A dificuldade do resgate reside na estreiteza do poço de mais de cem metros de profundidade. Seus quase 25 centímetros de diâmetro impedem a passagem das equipes de resgate.

Além disso, um bloco de pedras e terra a 70 metros não permitiram a passagem de uma sonda com uma câmera até o ponto em que acreditam que a criança está.

No sábado, um túnel vertical paralelo começou a ser perfurado. Na segunda-feira atingiu o nível onde a criança pode estar e, nesta terça, especialistas deveriam cavar na horizontal os quatro metros que separam o túnel do poço.

Mas primeiro devem garantir a segurança do buraco perfurado, e nesse ponto os contratempos se acumulam.

"Houve dificuldades técnicas. Depois dos 40 metros de profundidade, os tubos não excedem esse nível", declarou uma porta-voz da subdelegação do governo espanhol em Málaga.

Agora "o poço será preenchido com terra fina e será perfurado novamente com um espessamento ligeiramente maior", acrescentou.

Uma vez que esta operação esteja terminada, os tubos serão colocados novamente.

A Defesa Civil tem investigado o acidente há vários dias, questionando os pais e o proprietário do terreno.

Nesta terça, um tribunal de Málaga abriu um processo sobre o caso.

Notícias