Topo
Notícias

Sul das Filipinas vota referendo sobre criação de região autônoma

21/01/2019 07h49

Cotabato, Filipinas, 21 Jan 2019 (AFP) - Milhões de filipinos são esperados nas urnas, nesta segunda-feira (21), para se pronunciar sobre a criação de uma região autônoma no sul, em virtude de um acordo de paz firmado em 2014 com os rebeldes muçulmanos para encerrar o capítulo de décadas de uma letal insurreição.

Nos anos 1970, um grupo de muçulmanos se alçou em armas para exigir a autonomia, ou a independência no sul das Filipinas, um arquipélago de grande maioria católica, em uma região que consideram como sua terra ancestral. A insurreição deixou 150.000 mortos.

O principal grupo rebelde, a Frente Moro de Libertação Islâmica (MILF), assinou em 2014 um acordo de paz com o governo que prevê a concessão da autonomia à minoria muçulmana em determinadas partes da grande ilha de Mindanao e das ilhas do extremo-sudoeste.

Nesta segunda-feira, 2,8 milhões de habitantes são esperados para validar, ou rejeitar, a criação da Região Autônoma de Bangsamoro para substituir a região autônoma atual.

A nova região autônoma deve ser maior e ter mais poderes.

Tanto o governo quanto a MILF esperam que uma nova região autônoma e estável atraia investimentos em uma zona com altos níveis de pobreza e de radicalismo.

Cerca de 20.000 policiais e militares foram mobilizados diante do temor de que grupos rebeldes rivais tentem perturbar a votação.

jm/jac/cn/jvb/pb/tt

Notícias