Topo
Notícias

Europa planeja missão à Lua em 2025

21/01/2019 23h54

Paris, 22 Jan 2019 (AFP) - A Agência Espacial Europeia (ESA) encarregou o ArianeGroup de realizar um estudo sobre a possibilidade de um pouso na Lua em 2025, o que constituiria algo inédito para o continente.

"A volta à Lua é possível", afirmou nesta segunda-feira André-Hubert Roussel, presidente-executivo do grupo, destacando que "a conquista do Espaço é essencial para o futuro da humanidade".

"A Europa deve assumir o seu papel" na Lua. "A ESA pretende pousar lá e porque não criar um posto avançado para futura exploração"?!

Neste sentido, o ArianeGroup firmou um contrato com a Agência europeia e a missão terá por objetivo "a exploração do regolito" na superfície da Lua, para a possível extração de água e oxigênio, permitindo uma presença humana autônoma no satélite e a produção de combustível para missões mais distantes" no espaço.

Uma missão assim é algo inédito para a Europa, apesar de ainda não se tratar do envio de humanos à Lua.

Até o momento, apenas três países pousaram na superfície lunar, a 384.000 km da Terra: Rússia, Estados Unidos e China, que recentemente levou um satélite ao lado oculto da Lua.

O estudo encomendado ao ArianeGroup, que será apresentado no final do ano, "faz parte do plano global da ESA para tornar a Europa um sócio importante na exploração [espacial] na próxima década", declarou David Parker, diretor de Exploração Humana e Robótica da agência.

"O uso dos recursos espaciais poderá terminar sendo a chave de uma exploração duradoura da Lua".

Os recursos da Lua vão de basalto a hélio 3, um isótopo escasso na Terra mas comum no satélite que poderá ser utilizado para gerar energia para a Terra.

Mas o objetivo principal dos investigadores é explorar a água contida no gelo dos polos lunares, para separá-la em hidrogênio e oxigênio e obter combustível para os foguetes.

dlm/soe/lr

ISS A/S

Notícias