Topo
Notícias

Chef Mauro Colagreco é primeiro argentino com 3 estrelas Michelin

21/01/2019 20h45

Paris, 21 Jan 2019 (AFP) - O chefe argentino Mauro Colagreco se tornou nesta segunda-feira o primeiro latino-americano com três estrelas Michelin, com seu restaurante "Mirazur", no sudeste da França.

O restaurante no porto mediterrâneo de Menton já é o terceiro melhor do mundo, segundo a lista britânica "50 Best". Agora, a bíblia da gastronomia confirmou a excelência deste chefe de 42 anos nascido em La Plata, único estrangeiro com 3 estrelas na França.

Visivelmente emocionado, Colagreco agradeceu a seus mentores todo o apoio, ao receber o reconhecimento em uma cerimônia em Paris, acompanhado de sua esposa brasileira. "Quantas emoções!" - exclamou.

Colagreco forjou seu estilo próprio inspirado em suas raízes ítalo-argentinas e trabalhando com os melhores da França, a principal escola do mundo. Entre seus professores se destacam Bernard Loiseau, Alain Passard e Alain Ducasse.

"Eu sou um cozinheiro argentino com raízes italianas e um restaurante na França. Não é cozinha argentina, italiana ou francesa", e sim "mediterrânea, pessoal e com influência de alguns produtos da América Latina", disse à AFP em 2015.

Entre suas especialidades se destacam ostras com tapioca, creme de cebolinha-branca e pera; creme de açafrão com espuma de amendoa e sorvete de laranja, e risoto de quinoa com cogumelos frescos e creme de parmesão.

O restaurante parisiense "Oka", do brasileiro Raphaël Rego, entrou para o clube de uma estrela com sua culinária que promove produtos da Amazônia.

Notícias