Topo
Notícias

Bombardeios israelenses na Síria deixam 11 mortos, diz OSDH

21/01/2019 06h39

Beirute, 21 Jan 2019 (AFP) - Uma série de bombardeios israelenses contra posições do governo sírio e seu aliado iraniano na Síria deixaram pelo menos 11 combatentes mortos, incluindo dois sírios, na madrugada desta segunda-feira (21) - informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Os bombardeios israelenses atingiram alvos na região de Damasco, assim como no sul do país, na província de Al-Sueida, segundo o OSDH. Israel anunciou, por sua vez, que bombardeou posições iranianas e do governo na Síria.

Trata-se dos bombardeios israelenses mais letais em meses, declarou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

"Os bombardeios israelenses que atingiram posições militares perto de Damasco e no sul mataram 11 combatentes pró-governo, incluindo dois sírios", disse Abdel Rahman à AFP.

Os alvos foram posições do governo, mas também de seus aliados iranianos e do movimento Hezbollah libanês, nos setores de Kesswa e Jamraya, perto da capital, assim como nas imediações do aeroporto internacional de Damasco, segundo o diretor do OSDH.

Um aeroporto militar na província de Al-Sueida foi atingido pelo ataque, assim como os depósitos do Irã e do movimento Hezbollah, acrescentou.

"Em termos de balanço de mortos, trata-se dos bombardeios mais violentos desde o mês de maio (de 2018)", acrescentou Abdel Rahmane.

Em maio do ano passado, Israel lançou dezenas de ataques aéreos mortais contra alvos apresentados como iranianos na Síria. Na época, alegou que respondia ao lançamento de foguetes "iranianos" procedentes do território sírio.

Nestes ataques morreram pelo menos 27 combatentes, de acordo com o OSDH. Entre eles, há seis soldados sírios e 21 estrangeiros, incluindo 11 iranianos.

ah/par/iw/tgg/pb/tt

Notícias