Topo
Notícias

Qual a causa da falta de combustível no México?

Toby Luckhurst - Da BBC News

20/01/2019 18h47

Quando ladrões perfuraram um duto de combustível na cidade de Tlahuelilpan, no México, na sexta-feira, um jato de gasolina começou a jorrar alto.

Cerca de 700 pessoas que moram na região correram para o local para encher baldes e galões de gasolina. Testemunhas dizem que o clima era de festa.

Faltava combustível nos postos da região, e as pessoas estavam desesperadas por gasolina.

No entanto, duas horas depois, o vazamento causou uma enorme explosão e cerca de 80 pessoas morreram, muitas incineradas.

O México é um grande produtor de combustível, então, como é possível que mexicanos estejam literalmente morrendo na tentativa de obter combustível?

Roubos de combustível

A resposta é que a explosão aconteceu no momento em que o governo implementa um grande projeto contra o roubo de combustível.

Embora a maior do público apoie as medidas do governo contra os roubos, elas levaram a problemas de abastecimento nos Estados da região central do México - que agora se espalharam pelo país inteiro.

A nova política do governo tem o objetivo de combater criminosos conhecidos como huachicoleros, que nos últimos anos começaram a roubar combustível e até petróleo de oleodutos para vender os produtos no mercado negro.

Alguns litros de combustível valem mais do que um dia de trabalho pelo salário mínimo mexicano.

Bandos criminosos desviaram combustível ilegalmente mais de 12,5 mil vezes nos primeiros 10 meses de 2018, segundo a agência de notícias Associated Press.

Autoridades estimam que os roubos custem ao México US$ 3 bilhões (R$ 11,3 bilhões) por ano.

O recém-eleito presidente Andrés Manuel López Obrador prometeu acabar com o roubo de combustíveis.

Ele anunciou no mês passado uma nova política para fechar os dutos de transporte até que eles possam ser protegidos corretamente.

A petroleira estatal mexicana Pemex afirma que "não há falta de combustível" no México, mas admite que tem tido problemas com a distribuição.

"Não vamos voltar atrás na nossa luta contra o roubo de combustível, um crime que prejudica a economia nacional e afeta o bolso de cada mexicano diretamente", disse a empresa em uma nota à imprensa.

O presidente López Obrador também disse que os problemas são apenas uma questão de distribuição.

"Mesmo que doa muito, temos que continuar com o plano de acabar com o roubo de gasolina", disse ele na sexta-feira, após a explosão.

Como as pessoas têm sido afetadas?

As pessoas têm enfrentado enormes filas na capital, a Cidade do México, e em outros Estados da região central.

A atriz e cantora Lorena Marcela Vignau Caballero, que mora na capital, disse à BBC que o abastecimento virou "um caos" quando o projeto do governo começou.

"Eu entrei em pânico e enchi o tanque no dia em que eles fecharam os dutos", disse ela, que ficou na fila na madrugada para conseguir abastecer.

O tráfico estava pior do que o normal na cidade, já que as pessoas correram para abastecer.

"Foi uma loucura", disse ela. "Desde então a gente tem tentado ao máximo fazer as coisas a pé e não usar o carro, a não ser que seja super necessário."

A mexicana Mayra Cisneros Omaña contou à BBC que sua mãe não conseguiu ir ao funeral de sua avó, na cidade de Guanajuato, porque foi impossível conseguir gasolina.

Alguns dias antes, a mãe dela ficou 10 horas na fila do posto para voltar para casa depois de visitar Cancún.

"Ela pagou um lanche para um motorista de táxi na fila, porque ele teve que empurrar seu carro o tempo todo", disse ela.

"Ele não tinha um centavo porque não fazia dias que não conseguia trabalhar."

E qual a reação do público?

Pesquisas mostram que o público, em sua maioria, apoia as medidas do presidente, apesar dos problemas de abastecimento.

Mas nos Estados mais afetados houve alguns protestos.

A hashtag #DondeHayGasolina (onde tem gasolina?, em espanhol) está entre as mais usadas no Twitter no país nos últimos dias, porque os mexicanos estão procurando lugares para abastecer.

O assunto também inspirou piadas e memes nas redes sociais nos últimos dias. Um deles compara o país ao cenário do filme Mad Max, no qual gangues lutam por combustível e recursos em um futuro distópico desértico.

https://twitter.com/Bettoram/status/1082079170941743105


Postos de gasolina entraram no clima, com piadas políticas sobre a situação.

Um usuário do Twitter postou uma foto de um cartaz que dizia: "Não culpe a gente, você votou no AMLO (sigla para o nome do presidente, Andrés Manuel López Obrador)

https://twitter.com/hiurich/status/1084386923882246144


E alguns mexicanos na fila para abastecer foram salvos do tédio por uma banda de Mariachi.

Os músicos se apresentaram em frente a uma fila de motoristas no Estado central de Michoacán.

https://www.facebook.com/grupomarmor/videos/2386423124911353/


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=zjxtCL6n03c&t=30s

https://www.youtube.com/watch?v=M-sl3BL_WbQ&t=13s

https://www.youtube.com/watch?v=W94jflgLokw&t=2s

Notícias