Topo
Notícias

Costa Rica em alerta por erupção do vulcão Rincón de la Vieja

20/01/2019 21h57

San José, 20 Jan 2019 (AFP) - Autoridades costa-riquenhas estão em alerta, neste domingo, ante uma potente erupção do vulcão Rincón de la Vieja, no noroeste do país, que lançou rochas incandescentes e um fluxo de sedimentos e água conhecido como lahar, informou o governo.

A fase mais intensa da erupção do vulcão, situado 179 quilômetros ao noroeste de San José, durou cinco minutos na madrugada, nos quais lançou um fluxo de lahar para os rios da zona, indicou um comunicado distribuído pela presidência.

O alerta de erupção emitido pelo Observatório Vulcanológico e Sismológico da Costa Rica (Ovsicori) levou à ativação dos comitês municipais de emergência para monitorar a situação e atender a uma possível emergência, informou o governo no comunicado.

Alexander Solís, presidente executivo da Comissão Nacional de Emergências (CNE), chamou os moradores a permanecerem atentos aos leitos de rios e quebradas ante possíveis movimentos do material vulcânico em direção a comunidades próximas ao colosso.

O Rincón de la Vieja é um dos vulcões mais ativos da Costa Rica e está situado em um parque nacional de grande atração turística.

mas/gma/db

Notícias