Topo
Notícias

Trump oferece proteção a imigrantes nos EUA em troca de fundos para muro

19/01/2019 21h54

Washington, 19 Jan 2019 (AFP) - Donald Trump ofereceu, neste sábado, proteção temporária a cerca de um milhão de pessoas que podem ser expulsas dos Estados Unidos, em troca de que o Congresso financie o muro que ele que construir na fronteira com o México.

O mandatário busca com isso colocar fim a uma paralisação do governo federal de quase um mês perante a falta de um acordo orçamentário, devido à controvérsia pelo muro fronteiriço.

Mas a líder democrata Nancy Pelosi, presidente da Câmara de Representantes, rejeitou a proposta depois de que esta foi divulgada antecipadamente na imprensa.

Pelosi apontou em um comunicado que a proposta de Trump era "uma compilação de várias iniciativas rejeitadas anteriormente, cada uma das quais é inaceitável e no total não representam um esforço de boa-fé para restaurar a segurança na vida das pessoas".

"É improvável que qualquer uma destas propostas sozinha seja aprovada pela Câmara (baixa), e em conjunto não dá nem para começar a conversar", acrescentou.

Trump pede 5,7 bilhões de dólares para financiar o muro, 800 milhões para "assistência humanitária urgente" e 805 milhões para segurança portuária e tecnologia de detecção de drogas.

Em linha com as prioridades democratas, ofereceu três anos de proteção para os 700.000 "Dreamers", como são chamados os imigrantes que entraram ilegalmente nos Estados Unidos quando eram crianças, assim como para outros 300.000 imigrantes cujo status de proteção temporária está expirando.

O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, considerou neste sábado que a proposta de Trump é "uma decisão corajosa para reabrir o governo, proteger a fronteira e agir com a oposição para solucionar os problemas atuais sobre a imigração".

Embora as palavras de Pelosi sugiram que os democratas não aceitarão a última proposta do presidente, eles também parecem estar dispostos a colocar fim a seu confronto com Trump para acabar com a paralisação parcial do governo.

O jornal The New York Times publicou neste sábado que os democratas propuseram aumentar em mais de um bilhão de dólares sua oferta anterior de 1,3 bilhão para garantir a segurança na fronteira com o México, embora sem conceder dinheiro para o muro.

Cerca de 800.000 funcionários federais estão em situação de desemprego forçado ou trabalhando sem receber seus salários desde 22 de dezembro.

wd/mdl/yow/db

Notícias