Topo
Notícias

Número de mortos em explosão de oleoduto no México sobe para 73

19/01/2019 23h27

Cidade do México, 19 jan (EFE).- O número de mortos na explosão de um oleoduto em Tlahuelilpan, no estado de Hidalgo, na região central do México, subiu de 67 para 73 após o resgate de mais corpos no local do acidente e do falecimento de feridos no hospital.

"A contagem já é de 73 pessoas falecidas", informou em entrevista coletiva o governador de Hidalgo, Omar Fayad.

Acompanhado do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, Fayad explicou que o saldo aumentou após as equipes de resgate terem encontrado mais corpos perto do oleoduto e também devido à morte de pessoas feridas que haviam sido levadas para hospitais da região.

O governador explicou que ainda há 74 pessoas internadas em hospitais de quatro estados. Sete são menores de 18 anos.

"A principal tarefa dos médicos é estabilizar as pessoas para continuar com os tratamentos correspondentes", afirmou Fayad, que visitou hoje vários hospitais acompanhado da primeira-dama do México, Beatriz Gutiérrez Müller.

Segundo ele, cerca de 300 pessoas estão em Tlahuelilpan tentando identificar os restos mortais das vítimas.

"O panorama tem ficado mais duro para todos nós. À medida que as horas se passam, a expectativa de encontrar pessoas vivas praticamente desapareceu. E, entre as que estão feridas, muitos casos estão se agravando", lamentou o governador.

Fayad anunciou que alguns dos feridos serão transferidos para um hospital especializado no estado do Texas, nos Estados Unidos.

O secretário de Saúde do México, Jorge Alcocer, elevou para 80 o número de feridos nos hospitais do país devido ao acidente.

O procurador-geral de Hidalgo, Raúl Arroyo, informou que uma equipe de 60 peritos está no local da explosão. Inicialmente, eles encontraram seis corpos inteiros e restos mortais de outras 57 pessoas. Apenas nove vítimas foram identificadas até então.

"Os outros 54 não são identificáveis pelas condições em que os encontramos. Faremos exames genéticos, mas isso levará um tempo considerável", explicou o procurador.

O recém-nomeado procurador-geral do México, Alejandro Gertz, explicou que o oleoduto transportava gasolina de alta octanagem, que gera muitos gases, o que facilitou a explosão. No entanto, as autoridades não sabem o que provocou o acidente.

Gertz explicou que, até o momento, ninguém foi preso. Os feridos, porém, podem ser acusados por roubo de gasolina.

López Obrador prometeu que o governo garantirá a transparência das investigações, mas aproveitou a oportunidade para reafirmar sua posição contra o roubo de combustíveis no país. O problema gera perdas milionárias para a Pemex, a petrolífera estatal mexicana.

"Decidimos enfrentar o flagelo do roubo de combustíveis através de ataques clandestinos. E para poder garantir que o abastecimento foi fundamental a participação das forças de segurança", afirmou.

O presidente não descartou reforçar a fiscalização nos oleodutos que passam no estado de Hidalgo.

Desde que chegou ao poder, López Obrador colocou o combate ao roubo de combustíveis como uma prioridade de seu governo e determinou que a gasolina fosse transportava em caminhões-pipa, diminuindo o uso dos oleodutos.

A decisão gerou uma crise de desabastecimento que afeta dez estados do país, com postos de gasolina fechados e cidadãos em pânico pela falta de combustível. EFE

Notícias