Topo
Notícias

117 imigrantes desaparecem depois de barco inflável afundar perto da costa da Líbia

Barco com 47 imigrantes é resgatado perto da Líbia; não se sabe se eles fazem parte de grupo desaparecido - FEDERICO SCOPPA / AFP
Barco com 47 imigrantes é resgatado perto da Líbia; não se sabe se eles fazem parte de grupo desaparecido Imagem: FEDERICO SCOPPA / AFP

19/01/2019 13h40

Por Valentina Za

MILÃO (Reuters) - Um total de 117 migrantes que deixaram a Líbia em um barco inflável há dois dias estão desaparecidos, disse a Organização Internacional para as Migrações neste sábado, depois de três pessoas terem sido resgatadas após o naufrágio da embarcação no Mediterrâneo.

"Os três sobreviventes nos disseram que eram 120 quando deixaram Garabulli, na Líbia, na quinta-feira à noite. Depois de entre 10 e 11 horas no mar... (o barco) começou a afundar e as pessoas começaram a se afogar?, disse o porta-voz da organização, Flavio Di Giacomo, neste sábado.

Ele disse que as pessoas tinham como origem sobretudo a África Ocidental, acrescentando ?estarem a bordo dez mulheres, incluindo uma menina grávida e duas crianças, uma das quais com apenas dois meses de idade?.

Um avião militar italiano em patrulha sobre o mar foi o primeiro a avistar o bote afundando em meio a águas revoltas na sexta-feira, quando jogou dois botes salva-vidas na água antes de deixar o local devido à falta de combustível, disse o contra-almirante Fabio Agostini ao canal de TV RaiNews24.

Um helicóptero enviado a partir de um navio resgatou em seguida as três pessoas, que sofriam de hipotermia severa e foram levadas a um hospital na ilha de Lampedusa.

"Durante a operação ao menos três corpos foram vistos na água, que pareciam estar mortos?, disse Agostini.

(Reportagem de Valentina Za)

Notícias