Topo
Notícias

ONU pede que EUA e Coreia do Norte voltem a negociar seriamente

18/01/2019 17h34

Nações Unidas, 18 jan (EFE).- O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta sexta-feira que chegou a hora de Estados Unidos e Coreia do Norte retomarem seriamente as negociações para desnuclearizar o regime de Kim Jong-un e pediu o estabelecimento de um roteiro para concretizar o desarmamento do país.

"Encorajamos os dois países a avançarem com as negociações. Acredito que precisamos de um roteiro claro para esclarecer as coisas e para saber exatamente quais serão os seguintes passos", afirmou Guterres em entrevista coletiva.

As declarações de Guterres foram dadas enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, recebia o chefe do serviço de inteligência da Coreia do Norte, Kim Yong-chool.

Após a histórica cúpula entre Trump e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em Singapura, as conversas entre os dois países não mostram avanços nos últimos meses. Apesar disso, o presidente americano está disposto a se encontrar mais uma vez com Kim.

Apesar da falta de progresso, Guterres descartou hoje qualquer possível iniciativa da ONU para tentar restabelecer o diálogo.

"Neste momento não acredito que faça sentido tentar pressionar a República Democrática da Coreia e os Estados Unidos para uma negociação porque acredito que as duas partes estão dispostas a isso", afirmou o ex-primeiro-ministro de Portugal.

Guterres ainda afirmou que não gosta de começar iniciativas só para "sair no jornal". EFE

Notícias