Topo
Notícias

Autoridades colombianas capturam suposto envolvido no atentado de Bogotá

18/01/2019 12h29

Bogotá, 18 jan (EFE).- As autoridades colombianas capturaram nesta sexta-feira em Bogotá um homem identificado como Ricardo Andrés Carvajal, suspeito de estar envolvido no atentado com carro-bomba que ontem deixou 21 mortos, entre elas o autor do ataque, e 68 feridos em uma academia de polícia em Bogotá.

A captura aconteceu na madrugada desta sexta-feira depois de várias batidas na capital colombiana.

"Temos áudios recompilados pela promotoria às 22h13 (horário local, 1h13 de sexta-feira em Brasília) que permitem advertir que Ricardo Andrés Carnaval Salgar, por meio telefônico, reconhece compartilhamento em grau de autor no crime do ato terrorista cometido ontem", disse em entrevista coletiva o procurador-geral colombiano, Néstor Humberto Martínez.

"Quanto à pessoa capturada, ele (Carvajal) reconhece participação em grau de autoria material e se refere a este fato em uma conversa em poder da promotoria, mas cujos detalhes e interlocutores nos abstemos de dar informação porque as investigações ainda continuam", acrescentou.

O ataque contra a Escola de Cadetes de Polícia General Francisco de Paula Santander foi cometido por um homem identificado como José Aldemar Rojas Rodríguez, que morreu na explosão e que fazia parte da guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN), segundo as autoridades.

No ataque foi utilizada uma caminhonete carregada com 80 quilos do explosivo pentolite que invadiu a academia policial, situada no sul de Bogotá.

Segundo o procurador-geral, "nas batidas as autoridades apreenderam um celular, um manual de combatente de primeira fase de instrução, uniformes e hoje a promotoria lhe acusará pelos crimes de homicídio agravado e terrorismo e será apresentado diante do juiz de garantias na cidade de Bogotá". EFE

Notícias