Topo
Notícias

Arábia Saudita planeja refinaria e planta petroquímica na África do Sul

18/01/2019 11h42

PRETÓRIA (Reuters) - A Arábia Saudita planeja construir uma refinaria de petróleo e uma planta petroquímica na África do Sul como parte de investimentos de 10 bilhões de dólares no país, disse o ministro de Energia da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih, nesta sexta-feira.

O petróleo saudita seria usado na refinaria planejada, cuja construção será liderada pela empresa estatal de energia Saudi Aramco, disse Al-Falih, em comentários após uma reunião com o ministro sul-africano da Energia, Jeff Radebe, em Pretória.

"Houve trocas de conversas entre as equipes da Saudi Aramco e elas foram apoiadas pelo Ministério de Energia da África do Sul", disse Al-Falih.

A localização exata da refinaria e da planta petroquímica será finalizada nas próximas semanas, disse Radebe.

A Arábia Saudita também estava interessada em usar as principais instalações de armazenamento de petróleo da África do Sul, disse Al-Falih, acrescentando que a Acwa Power, desenvolvedora de serviços públicos sauditas, estava pensando em investir no renovado programa de energia renovável da África do Sul.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, está tentando atrair investidores estrangeiros para ajudar a revitalizar uma economia em dificuldades, enquanto se prepara para as eleições parlamentares deste ano.

(Por Alex Winning)

Notícias