Topo
Notícias

Tsipras consegue voto de confiança do Parlamento grego e continua como premiê

16/01/2019 19h34

Atenas, 16 jan (EFE).- O Parlamento da Grécia deu nesta quarta-feira seu apoio ao primeiro-ministro Alexis Tsipras em uma votação de desconfiança solicitada por ele após o rompimento da coalizão com os nacionalistas devido a desavenças sobre o acordo com a Macedônia para renomear o país vizinho.

Tsipras conseguiu 151 votos - a margem mínima, de metade dos votos, mais um -após dois dias de debates parlamentares nos quais o líder do partido esquerdista Syriza defendeu o acordo como fator estabilizador para a região e ressaltou a necessidade de completar seu mandato para promover a agenda social após o fim dos programas de ajuda financeira que a Grécia recebeu nos últimos anos.

"O governo pediu um voto de confiança para continuar com seus esforços. Queremos uma maior redução do desemprego, aumentar o salário mínimo, completar a reforma da Constituição. Este é o trabalho que temos pela frente", disse Tsipras ao término do debate e após ressaltar que o propósito desta solicitação é contar com o apoio absoluto dos deputados.

Após obter o respaldo, Tsipras pretende continuar como primeiro-ministro até outubro, para conseguir um apoio popular maior antes das eleições.

Com a questão da moção de confiança resolvida, o Parlamento grego terá que ratificar em breve o acordo de Prespà, que abrirá à Macedônia (rebatizada como Macedônia do Norte) as portas da Otan e das negociações de adesão à União Europeia (UE). EFE

Notícias