Topo
Notícias

Temendo serem enviados a Mianmar, pelo menos 500 rohingyas fogem da Índia

16/01/2019 16h11

Daca/Nova Délhi, 16 jan (EFE).- Pelo menos 500 rohingyas fugiram da Índia para Bangladesh nos últimos dias, depois que as autoridades indianas devolveram dois grupos de refugiados a Mianmar, com o temor que não seja um local seguro.

"Mais de 500 rohingyas chegaram (a Bangladesh) em janeiro. A principal razão que soubemos é que a Índia deportou algumas famílias a Mianmar e eles vieram para cá por temor de que fossem deportados da mesma maneira", disse à Agência Efe o comissário de Bangladesh para a ajuda aos refugiados, Abul Kalam.

As autoridades indianas deportaram há quase duas semanas um casal dessa minoria étnica junto com os três filhos a Mianmar, de onde milhares de rohingyas fugiram durante anos para escaparem da violência.

A família tinha sido detida e presa em 2013 no estado de Assam, no nordeste da Índia, por entrarem ilegalmente nesse país. De acordo com o comissário, o recente aumento de janeiro se soma a um fluxo constante de rohingyas que abandonaram a Índia.

Desde maio de 2018, de acordo com Kalam, mais de 1.300 membros desta perseguida minoria decidiram fugir para Bangladesh. EFE

Notícias