Topo
Notícias

Corbyn pede que May retire da mesa possibilidade de Brexit sem acordo

16/01/2019 20h09

Londres, 16 jan (EFE).- O líder do Partido Trabalhista do Reino Unido, Jeremy Corbyn, pediu nesta quarta-feira à primeira-ministra do país, a conservadora Theresa May, para que retire da mesa a possibilidade de um Brexit sem acordo com a União Europeia (UE), o que ele considera "catastrófica".

May superou hoje um voto de desconfiança apresentado por Corbyn, com placar de 325 votos a favor de sua permanência no cargo e 306 contra, e anunciou que começará ainda hoje uma rodada de contatos com os principais líderes políticos britânicos para definir o futuro da saída do Reino Unido do bloco europeu.

No entanto, Corbyn pediu à premiê que, para que o encontro com ele aconteça, ela descarte a possibilidade de uma saída abrupta da UE, algo que a maioria da Câmara dos Comuns reprova.

A chefe do governo insistiu nos últimos dias que a única possibilidade viável para um Brexit organizado passava pelo acordo que ela costurou com a UE e que ontem foi rejeitado pelo Parlamento por 432 votos a 202.

No entanto, hoje os mesmos deputados que ontem rejeitaram o acordo votaram a favor da permanência da política do Partido Conservador no poder, em prol da não realização de eleições gerais que poderiam levar o Partido Trabalhista a assumir o governo.

O fiel da balança na vitória de May foram os dez deputados do Partido Unionista Democrático (DUP), da Irlanda do Norte, que a apoiaram.

Além disso, votaram a favor da premiê 315 deputados conservadores e, contra ela, 251 trabalhistas, 35 do Partido Nacionalista Escocês (SNP), 11 liberal-democratas, quatro do partido nacionalista galês Plaid Cymru, um do Partido Verde e quatro deputados independentes.

Assim, descartado o acordo selado entre Reino Unido e UE nos termos atuais e superado o voto de desconfiança, May indicou hoje que na próxima segunda-feira voltará a Westminster para explicar quais serão os próximos passos para que a o país não deixe o bloco sem um acordo. EFE

Notícias