Topo
Notícias

Bolivianos ficam indignados após declaração de deputado carioca sobre indígenas

Rodrigo Amorim (dir.) foi um dos responsáveis por destruir a placa em homenagem a Marielle Franco em 2018, ao lado de Flávio Bolsonaro (esq.) - Reprodução/Rede Social
Rodrigo Amorim (dir.) foi um dos responsáveis por destruir a placa em homenagem a Marielle Franco em 2018, ao lado de Flávio Bolsonaro (esq.) Imagem: Reprodução/Rede Social

da RFI

07/01/2019 10h38

A Bolívia reagiu com indignação, no último sábado (5), às declarações do deputado estadual do Rio de Janeiro Rodrigo Amorim (PSL), que afirmou que "quem gosta de índio que vá para a Bolívia, que, além de ser comunista, ainda é presidida por um índio".

Segundo o jornal O Globo, Amorim, do partido de Bolsonaro, fez as declarações ao se referir à Aldeia Maracanã, um terreno onde até 1977 funcionou o Museu do Índio e que abriga famílias indígenas. Amorim chamou o local, que tem 14.300 metros quadrados, de "lixo urbano" e defendeu uma "faxina" para "restaurar a ordem".

Veja também:

De acordo com o deputado estadual, que foi o mais votado do Rio de Janeiro, o espaço poderia servir como estacionamento, shopping, área de lazer ou equipamento acessório ao estádio do Maracanã, que fica ao lado da Aldeia.

"Declaração revoltante de deputado brasileiro ofende a Bolívia e não expressa a irmandade de nossos povos. Diferenças ideológicas entre governos não justificam tal afirmação. O indígena é parte essencial de nossas identidades e nossa força como nação", escreveu o ex-presidente boliviano Carlos Mesa em sua conta no Twitter. 

A ministra boliviana das Comunicações, Gisela López, também reagiu nas redes sociais. Ela escreveu no Twitter que o deputado brasileiro "despreza com ignorância supina nossos antepassados, os verdadeiros donos da Pátria Grande, com palavras que demonstram cegueira e pobreza espiritual".

Mais da metade da população da Bolívia é indígena, inclusive o atual presidente, Evo Morales, primeiro membro da etnia a chegar ao poder no país. O chefe de Estado esteve presente na cerimônia de posse do líder brasileiro Jair Bolsonaro.

Quer receber notícias de graça por mensagem no seu Facebook? Clique AQUI e digite Notícias após acessar o Messenger. É muito simples!

Notícias