Quais reforços do seu time já estrearam e quais ainda vão entrar em campo
Com o início dos campeonatos estaduais, as equipes já conseguiram estrear boa parte dos reforços contratados para a temporada 2019. Alguns deles, porém, ainda esperam - por diferentes razões - para entrar em campo com a camisa do novo time. Veja abaixo qual a situação dos reforços do seu clube:
QUEM JÁ ESTREOU E QUEM AINDA FALTA ESTREAR
-
ATHLETICO
Os reforços do Athletico para a temporada vivem situações distintas, divididos em dois grupos. Jogadores jovens, como Robson Bambu (ex-Santos) e Erick (ex-Operario-PR) estão inscritos no Paranaense e já estrearam na equipe de Aspirantes. Erick fez o primeiro gol do Furacão no ano. O volante Marquinho, 32 anos, ex-Roma e Palmeiras, chegou ainda em 2018, mas só estreou no Estadual, também nesse grupo, que ainda deve contar com outros nomes, como Gabriel Poveda, ex-Guarani. Já o atacante Marco Rúben (ex-Rosario-ARG), e os meias Léo Cittadini (ex-Santos) e Tomás Andrade (ex-Atletico-MG) só irão estrear oficialmente contra o Tolima, na Libertadores, em 5 de março. Até lá, o elenco principal, comandado por Tiago Nunes (foto), só fará amistosos.
-
ATLÉTICO-MG
Dos seis reforços anunciados, quatro já estrearam. A atuação do eterno 'capitão Réver' foi a mais festejada, pela história do zagueiro no clube. Apesar disso, Igor Rabello (foto) também chamou atenção com atuações convincentes nas três partidas que jogou, e começa a cair nas graças da torcida. O jovem Guga ganhou 20 minutos na última quarta, mas já pode ser considerado um dos xodós da Massa, que pede pelo jogador desde o começo da temporada. Por fim, o volante Jair teve sua primeira chance como titular, correspondeu às expectativas e ainda marcou um golaço contra a URT. Maicon Bolt e Vinícius já estão regularizados, mas não receberam oportunidades nas primeiras quatro rodadas do estadual. Neste sábado, Levir Culpi deverá poupar os principais atletas, já que a estreia na Libertadores será na terça, e a dupla tem chances de fazer a estreia contra o Guarani, no Independência.
-
BOTAFOGO
O Botafogo passou por uma verdadeira reformulação no time. Cavalieri chegou para ser reserva de Gatito e ainda não estreou. Gabriel (foto) assumiu vaga de Rabello e tem sido elogiado na zaga. No meio de campo, Alex Santana ganhou a titularidade, mas ainda não convenceu. Mesma situação do volante Alan Santos e do meia Gustavo Ferrareis. Pesa o péssimo momento do Alvinegro neste início de temporada.
-
CORINTHIANS
Sete dos nove reforços contratados pelo Corinthians já estrearam, mas as primeiras impressões não deslumbraram ninguém. Dos mais badalados, Boselli (foto) teve vida difícil devido à falta de criatividade no meio-campo, enquanto Ramiro e Sornoza ainda não encontraram a posição em que rendem melhor. Manoel, André Luis e Gustavo Silva mostram-se boas opções, mas nada de cair o queixo; Richard ainda está devendo; e Michel Macedo e Vagner Love ainda não jogaram. O time ainda está sendo montado por Fábio Carille, e o desentrosamento tem sido palpável nos jogos até aqui, o que ainda dificulta a adaptação dos que chegaram.
-
CRUZEIRO
Jadson e Orejuela (foto) estrearam na segunda rodada do Campeonato Mineiro, contra o Patrocinense, diante da torcida. O volante fez uma partida regular, enquanto o lateral colombiano surpreendeu positivamente e chamou atenção com as descidas pelo lado direito. Marquinhos Gabriel fez seu primeiro jogo na última quinta-feira e causou boa impressão jogando pelo lado esquerdo, antes ocupado por Arrascaeta. Rodriguinho e Dodô foram os últimos a chegar, e ainda não têm previsão para a estreia. O lateral ex-Santos já estava treinando na Sampdoria, enquanto o meia estava de férias, mas alegou estar bem fisicamente. Ambos não devem demorar para estrear.
-
FLAMENGO
O Flamengo contratou até agora quatro reforços no mercado da bola. Rodrigo Caio (foto) foi o primeiro a estrear e tem dado conta do recado. Já Gabigol e Arrascaeta têm entrado aos poucos no time, mas até agora não conseguiram balançar as redes. Caso diferente de Bruno Henrique, que teve a estreia dos sonhos ao marcar dois gols na vitória de virada sobre o Botafogo.
-
FLUMINENSE
Dos oito reforços do Fluminense, seis já entraram em campo, sendo que, por razões óbvias, Paulo Henrique Ganso (foto) ainda não estreou por ter sido anunciado oficialmente nesta quinta-feira (31). O maior destaque até aqui é o atacante colombiano Yony González, que já fez quatro gols e disputa a artilharia do Campeonato Carioca. Bruno Silva, Matheus Ferraz e Ezequiel são titulares. Caio Henrique e Mateus Gonçalves têm entrado. O goleiro Agenor foi contratado para ser reserva e ainda não teve oportunidade.
-
GRÊMIO
Todos os quatro reforços do Grêmio para temporada já estrearam. O primeiro a entrar em campo foi Rômulo (foto), volante emprestado pelo Flamengo. Ele atuou com os reservas na primeira rodada do Gauchão e seguiu sendo usado quando o time suplente atuou. Julio César e Felipe Vizeu debutaram diante do Juventude, com o time titular. O goleiro, aliás, começou a partida - enquanto o centroavante entrou no segundo tempo. Walter Montoya, emprestado pelo Cruz Azul-MEX, foi o último a estrear e já deixou a sua marca, na goleada sobre o São Luiz.
-
INTERNACIONAL
Dos sete reforços do Inter neste ano, apenas um não estreou. Matheus Galdezani (foto) sofreu uma grave lesão no joelho direito e foi operado. O problema ocorreu em seu primeiro treinamento com bola, no dia que seria apresentado. O prazo para retorno é de sete meses. O outro que não conseguiu jogar é Paolo Guerrero. Contratado no ano passado, o peruano já tem data para o fim de sua punição por doping. Começará a treinar com grupo na semana que vem e poderá jogar a partir de 5 de abril. Os demais contratados todos já atuaram ao menos alguns minutos.
-
PALMEIRAS
O Palmeiras já estreou Carlos Eduardo, Felipe Pires (foto) e Zé Eduardo. Dos três, o que mais chamou a atenção até aqui foi o primeiro. Ele mostrou que tem a qualidade exata que Felipão procurava: velocidade e drible. Felipe Pires também foi bem neste quesito, mas ainda não encantou. Dos contratados, Matheus Fernandes e Arthur Cabral não foram nem inscritos no Paulista, enquanto que Ricardo Goulart ainda recupera a melhor forma física.
-
SANTOS
Dos três reforços contratados pelo Santos na temporada, dois deles já estrearam: o meia-atacante venezuelano Yeferson Soteldo (foto) e o zagueiro colombiano Felipe Aguilar. Soteldo marcou um belo gol diante do São Bento, demonstrou rapidez e habilidade e também atuou contra São Paulo e Bragantino. Já Aguilar entrou bem no clássico contra o São Paulo e foi titular em Bragança. O goleiro Everson é o único reforço que ainda não estreou e não deve fazê-lo por um bom tempo. O titular Vanderlei tem apoio incondicional da torcida do Peixe, que passou a vibrar a cada vez que o camisa 1 toca na bola com os pés. O próprio Sampaoli reconheceu a evolução do jogador e Everson deve seguir à espera de uma oportunidade.
-
SÃO PAULO
Todos os sete reforços já entraram em campo pelo menos uma vez. A questão é que Biro Biro só jogou na Florida Cup, torneio amistoso de pré-temporada. A maior expectativa era pela estreia de Hernanes (foto), que aconteceu na derrota para o Guarani, na última quinta-feira (31). Pablo, outro grande reforço, participou das seis partidas do Tricolor até aqui e anotou dois gols.
-
VASCO
Dos oitos reforços do Vasco, sete já entraram em campo. Os maiores destaques ficam por conta do lateral direito Raúl Cáceres, do lateral esquerdo Danilo Barcelos (foto) e do volante Lucas Mineiro. Os dois últimos, inclusive, já fizeram gols. O atacante Ribamar, o meia Yan Sasse e o lateral direito Cláudio Winck também têm sido utilizados pelo técnico Alberto Valentim no esquema de rodízio que tem implementado neste início de ano. A única ausência até agora é a do volante Fellipe Bastos, que se recupera de uma lesão na coxa esquerda adquirida quando ainda estava no Sport, ano passado.