Topo

Segundo retorno de Saturno: a revolução na vida que acontece aos 58 anos

Nasa
Imagem: Nasa

Helena Bertho

do UOL

11/01/2018 16h21

Você com certeza já ouviu da grande guinada astrológica da vida que acontece aos 29, o Retorno de Saturno. Mas sabia que ele acontece de novo por volta dos 58 anos? "O planeta tem um ciclo de volta no Zodíaco de 29 anos, então seu retorno à posição em que estava no seu nascimento acontece a cada ciclo - e isso é o que chamamos de retorno de Saturno", explica a astróloga Maria Divani Terçarolli.

Segundo ela, Saturno é o planeta da estrutura e, em seus retornos, a pessoa tende a encarar as questões de base da sua personalidade e escolhas de vida. "No primeiro, é uma fase em que você se assume como indivíduo. Já na segunda volta, seria uma fase de realinhar a vida. É quando é cobrada a conta das escolhas feitas antes", explica.

Veja mais

Momento de buscar o que realmente quer

Foi bem aos 58 anos de idade que a astróloga Maria Teresa Nevares, 73, conseguiu realizar grandes sonhos do passado: entrou na faculdade de Matemática, para depois cursar Física. " Desde que aconteceu o segundo retorno de Saturno, tudo na minha vida engrenou, todas as grandes lutas que eu não conseguia antes", lembra.

Criada com dificuldades, ela nunca havia conseguido fazer faculdade, apesar de ter dado aulas de matemática por muitos anos. Ela conheceu a astrologia aos 20 e começou a atuar com isso, mas a vontade de aprender mais sobre as ciências exatas nunca saiu de si.

Para a astróloga Maria Eunice Sousa, esse tipo de acontecimentos é comum no período. "A pessoa vai olhar para a vida, fazer um balanço. Ela já provou tudo que tinha que provar e agora vai pensar o que realmente quer fazer com o tempo e a energia que lhe restam. Não tem mais a obrigação de agradar ninguém e suas escolhas vão ser pautada no que deseja realizar". Se o primeiro retorno do astro serve para colocar a pessoa de frente com quem ela realmente quer ser, o segundo vem para dar espaço para aquilo que ela realmente quer viver.

Pode ser uma fase difícil

Mas nem sempre o segundo retorno de Saturno é positivo. "Muitas pessoas percebem que não fizeram a lição de casa durante a maior parte da vida como deviam, então agora tudo vai ter um custo maior. Saturno traz o peso da experiência, da reflexão, da idade", diz Divani Terçarolli.

Como acontece perto do momento da aposentadoria e também de quando os filhos estão ganhando independência, muitas pessoas que dedicaram muito da vida para os outros, sem olhar para si, podem sentir um vazio. "É uma fase que muita gente fica depressiva, achando que a vida acabou".

A astróloga acredita que é o momento de refletir, olhar para dentro, entender porque isso está acontecendo e buscar fazer os planos para si e não para os outros. "É um momento de se reapaixonar pela vida", diz.

Amor como recompensa

Paixão pela vida é o que define o que a aposentada Silvana Belda, 57, está vivendo. Durante os últimos anos, ela já tem aproveitado o fim do trabalho para se dedicar a si mesma: foi estudar inglês, começou a viajar e sair com as amigas e criou uma vida social agitada. Mas exatamente por focar em si, encontrar um novo amor estava difícil. "Eu levava muito a sério aquela coisa de 'antes só, do que mal acompanhada", conta.

Ela não acredita em astrologia, mas concorda que foi uma bela coincidência que bem aos 57 que uma grande novidade tenha surgido. Ela conheceu um homem que se encaixou completamente no estilo de vida que vinha construindo.

"Minha vida sozinha era muito boa. Para mudar, só se fosse para melhor. Mas a gente foi se aproximando e ele gosta das mesmas coisas que eu. Vai na balada comigo, no churrasco da família comanda a churrasqueira por horas. E eu estou feliz, muito feliz".

Agora Silvana mora com o novo companheiro e acredita que foi a melhor decisão a tomar. "Eu acho que ter uma vida boa é uma escolha. Eu acho que você pode gostar ou não daquilo que você tem e eu sempre escolhi ter uma vida legal". Parece que Saturno trouxe a recompensa por suas escolhas.

Horóscopo