Topo
Esporte

Real tenta Bruno Guimarães para ser 'novo Casemiro'; Newcastle fecha porta

Bruno Guimarães comemora gol em vitória do Newcastle sobre o Southampton pelo Campeonato Inglês - Serena Taylor/Newcastle United via Getty Images
Bruno Guimarães comemora gol em vitória do Newcastle sobre o Southampton pelo Campeonato Inglês Imagem: Serena Taylor/Newcastle United via Getty Images
do UOL

Thiago Arantes

Colaboração para o UOL, em Barcelona (ESP)

19/08/2022 04h00

Surpreendido pela proposta do Manchester United por Casemiro, o Real Madrid tentou agir rápido no mercado diante da eventual saída de um de seus titulares mais importantes. Nos últimos dois dias, o campeão da Champions League 2021-22 foi em busca de outro brasileiro: Bruno Guimarães, do Newcastle.

A tentativa, no entanto, não prosperou. O clube merengue, que tem boa relação com os agentes do jogador, chegou a fazer uma consulta, mas esbarrou na opinião firme dos mandatários da equipe inglesa: Bruno Guimarães é inegociável e faz parte de um projeto de longo prazo do clube para conquistar uma vaga na Champions e, no futuro, brigar pelo título da Premier League.

Segundo apurou o UOL Esporte, o jogador soube do interesse do Real Madrid na quarta-feira, mas imediatamente foi informado pela cúpula do clube de que não há qualquer intenção de negociá-lo. Os mandatários do Newcastle informaram pessoalmente ao atleta que ele é uma peça-chave do elenco.

Comprado por 40 milhões de libras (R$ 246 milhões) em janeiro deste ano, junto ao Lyon, Bruno tornou-se uma referência na equipe comandada por Eddie Howe e ganhou espaço, também, na seleção brasileira.

Foi por causa dessa experiência adquirida na última temporada, destacando-se no competitivo ambiente da Premier League, que ele tornou-se o favorito da diretoria madridista para dar mais um passo na renovação do meio-campo do clube do Santiago Bernabéu.

A equipe da capital espanhola já começou o processo de "troca de guarda" do trio Casemiro-Kroos-Modric, com as chegadas dos franceses Eduardo Camavinga e Aurélien Tchouameni. A secretaria técnica do Real avalia que o Bruno Guimarães está um nível acima de ambos, pela experiência e por poder atuar como primeiro ou segundo volante.

Casemiro analisa proposta

Com o "não" do Newcastle, o Real Madrid agora aguarda uma decisão de Casemiro. O volante, de 30 anos, recebeu nesta semana uma proposta do Manchester United. O clube dos "Diabos Vermelhos", que vive sua maior crise esportiva dos últimos anos, ofereceu boas condições financeiras, com um salário muito superior aos 11 milhões de euros (R$ 57,3 milhões) que Casemiro recebe atualmente.

Sem vaga na Champions League, a equipe comandada pelo holandês Erik Ten Hag passa por um momento de turbulência, e a goleada por 4 a 0 para o Brentford, na segunda rodada da Premier League, tornou o clima ainda pior. Ir ao mercado foi a solução imediata encontrada pelo clube, e Casemiro apareceu na cabeça da lista de possíveis reforços.

Para o Real Madrid, a venda seria uma boa oportunidade de ainda fazer dinheiro com Casemiro, algo que a equipe não deve conseguir com as saídas de Toni Kroos e Luka Modric, esperadas para as próximas duas temporadas.

Esporte