Topo
Esporte

Luciano cresce na hora certa e vira herói do São Paulo na Copa do Brasil

Luciano, do São Paulo, comemora gol contra o América-MG pela Copa do Brasil - EDUARDO CARMIM/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Luciano, do São Paulo, comemora gol contra o América-MG pela Copa do Brasil Imagem: EDUARDO CARMIM/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
do UOL

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

19/08/2022 04h00

Luciano foi decisivo para a classificação do São Paulo à semifinal da Copa do Brasil. O camisa 11 marcou todos os três gols da eliminatória contra o América-MG —1 a 0 no Morumbi e 2 a 2 no Independência. O empate nesta quinta-feira (18) garantiu a vaga na semifinal do torneio. O Tricolor agora terá pela frente o Flamengo.

Depois de um início de ano com problemas físicos, quando chegou a perder alguns jogos por lesão, Luciano voltou a ser utilizado pouco a pouco por Rogério Ceni.

O treinador resolveu usar a Copa Sul-Americana para dar minutos a Luciano. E o torneio continental acabou sendo decisivo para que o camisa 11 retomasse a confiança.

"Única válvula de escape que eu tenho e que nós preparamos foi o Luciano, para fazer a flutuação [entre as linhas de defesa e meio de campo do América-MG]. E ele teve vantagem porque ele conseguiu sair da posição dele, jogar do lado contrário e ter duas boas finalizações que geraram dois gols. Ele era o homem que gerava superioridade pra gente. Mas o Luciano foi peça importante hoje porque foi a válvula de escape. Ele conseguiu fazer superioridade e as melhores tabelas", analisou Ceni, depois da classificação sobre o América-MG.

Dos 16 gols que Luciano marcou até aqui na temporada, sete foram em jogos de mata-mata. O atacante já havia balançado as redes duas vezes nos últimos dois jogos na Copa do Brasil. Marcou diante do Palmeiras, no Allianz Parque, pelas oitavas de final, quando o Tricolor se classificou nos pênaltis. E havia feito o único gol da vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, no Morumbi, no duelo de ida das quartas.

"Hoje foi uma prova que somos guerreiros. Não queríamos ter passado esse sufoco. Posso retribuir ao carinho dando raça. Espero não parar por aqui, ainda tem uma temporada pela frente. Foi uma casualidade a pressão. Contra o Bragantino tivemos uma constância muito boa. Agora é descansar e depois ver os erros que cometemos para irmos forte na sequência", ressaltou Luciano, após a classificação.

Uma das dúvidas de grande parte dos torcedores é como seria o funcionamento da dupla formada por Calleri e Luciano. Responsáveis por 36 dos 91 gols marcados pelo São Paulo nesta temporada, Calleri (20 gols) e Luciano (16) são os artilheiros do time no ano. E se destacam também pela eficiência longe do Morumbi. O ponto positivo é que eles têm se completado. Quando um sai da área, o outro ocupa o espaço. Assim, o São Paulo vai conseguindo explorar o que Calleri e Luciano têm de melhor: o faro matador.

Resta saber se algum deles estará em campo no próximo domingo (21), quando o São Paulo enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, às 19h (de Brasília). Precisando vencer, talvez Ceni mande a campo seus goleadores na tentativa de conseguir um bom resultado.

Esporte