Topo
Esporte

Casimiro queria saber quem só tem Copa como título. Mas nem o atleta lembra

Christoph Kramer comemora conquista da Copa do Mundo de 2014 pela Alemanha - Laurence Griffiths/Getty Images
Christoph Kramer comemora conquista da Copa do Mundo de 2014 pela Alemanha Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images
do UOL

Do UOL, em São Paulo

19/08/2022 04h00

Imagine só ter apenas um título na carreira e ainda não se lembrar de parte da final. Esses dois tópicos constam no currículo do volante alemão Christoph Kramer, de 31 anos e que atualmente defende o Borussia Monchengladbach. O streamer Casimiro levantou essa bola ontem em seu Twitter, e o UOL Esporte foi atrás.

Cazé perguntou para os seus seguidores se algum jogador na história tinha a conquista de uma Copa do Mundo como único título da carreira. O próprio influenciador respondeu um deles: Christoph Kramer.

Convocado por Joachim Low para o Mundial de 2014, disputado no Brasil, o camisa 23 da seleção alemã foi a campo em três oportunidades, todos nos mata-matas, e esteve entre os titulares na final contra a Argentina após lesão de Khedira no aquecimento. A decisão no Maracanã foi o primeiro jogo de Kramer — que não atuou contra o Brasil na semifinal — como titular na Copa.

A experiência, porém, não está muito fresca na memória do meio-campista germânico. Ele levou a pior em choque de cabeça com o zagueiro Garay ainda no primeiro tempo, ficou "grogue" e acabou substituído pelo meia-atacante Schurrle aos 31 minutos. Não bastasse a pancada, Kramer contou posteriormente que não se lembra justamente da primeira parte da decisão — que terminou com triunfo alemão por 1 a 0 na prorrogação.

"Eu não lembro muito do jogo. Eu não sei nada sobre o primeiro tempo. Eu pensei que tinha deixado o jogo imediatamente depois do choque. Eu não tenho ideia como cheguei aos vestiários. Eu não sei de mais nada. Na minha cabeça, o jogo começa no segundo tempo", relatou o volante, na época, em entrevista ao jornal alemão "Die We"l.

Segundo os ex-companheiros de seleção, o volante tentou pegar a faixa de capitão de Lahm e substituir Neuer no gol. Mesmo assim, Kramer participou da festa do título e tirou muitas fotos com a taça.

Kramer - Robert Cianflone/Getty Images - Robert Cianflone/Getty Images
Christoph Kramer, da Alemanha, saiu carregado na final da Copa do Mundo de 2014 após uma lesão na cabeça
Imagem: Robert Cianflone/Getty Images

"Ele quis tirar a faixa de capitão do meu braço. Não entendi o que estava acontecendo. Quando ele quis trocar de shorts com o juiz, vi que já tinha passado dos limites", relatou o lateral Lahm.

"Ele estava bem, até que eu vi ele agir de modo estranho. Até que ele veio para mim e disse: Manu, me deixa jogar como goleiro", disse o Neuer, em entrevista para o programa "Sportstudio", do canal alemão "ZDF".

E como se não lembrar de parte de uma final de campeonato não fosse ruim o suficiente, a Copa de 2014 é o único título que Kramer conquistou até o momento. Revelado pelo Bayer Leverkusen, o volante também passou por Bochum e Monchengladbach e nunca levantou uma taça por um clube.

Kramer não é o único jogador na história com apenas a Copa do Mundo em seu currículo de títulos. Simone Barone, da Itália de 2006, e George Cohen, da Inglaterra de 1966, por exemplo, também conquistaram o torneio mais importante do futebol e nada mais. A diferença é que, provavelmente, eles guardaram a memória daquele dia ao longo da vida. Já Kramer...

Esporte