Topo
Esporte

Ferraresi destaca período na Europa e diz que São Paulo é um passo adiante

Rui Costa, Julio Casares, Nahuel Ferraresi e Carlos Belmonte em apresentação do zagueiro no São Paulo - Thiago Braga/UOL
Rui Costa, Julio Casares, Nahuel Ferraresi e Carlos Belmonte em apresentação do zagueiro no São Paulo Imagem: Thiago Braga/UOL
do UOL

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

15/08/2022 15h38

O São Paulo apresentou nesta segunda-feira (15), seu último reforço na atual janela de transferências. Nahuel Ferraresi chega por empréstimo de um ano, até junho de 2023. A contratação de um zagueiro era prioridade no Tricolor desde a lesão de Arboleda, no fim de junho. E o jogador se diz pronto para atuar em todas as posições da zaga.

"Posso jogar linha de quatro, ou com uma linha de cinco defensores. Me sinto mais cômodo jogado por algum dos lados, mas posso jogar pelo centro também", explicou Ferraresi, em sua coletiva de apresentação.

O venezuelano de 23 anos estava no Brasil desde a segunda-feira (8), aguardando a finalização dos trâmites para ser anunciado, o que aconteceu no último sábado. Para poder disputar o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana, Ferraresi precisava ser inscrito até esta segunda-feira (15), data em que fecha a janela de transferências para contratações no Brasil.

Ferraresi, assim como o atacante Nahuel Bustos, pertence ao City Football Group, dono do Manchester City e mais 11 outros clubes espalhados pelo mundo, que vê como boa oportunidade colocá-los em um clube como o São Paulo, pela exposição que eles podem ter e também para recuperar ritmo de jogo e confiança.

"Estou feliz de estar aqui, darei tudo para ajudar meus companheiros. Sempre segui o futebol brasileiro, mais do que fora. Venho a um clube muito grande e sei da responsabilidade. O futebol sul-americano é muito diferente da Europa. Aprendi muitas coisas na Argentina, ter garra, lutar até o último minuto. Na Europa eu pude aprender muito taticamente, ter a ordem da equipe. Na verdade, nesses quatro anos na Europa eu aprendi muito, espero poder demonstrar tudo aqui e fazer da melhor maneira", resumiu o reforço tricolor.

O Tricolor monitorava Ferraresi desde o início de julho. Apesar de ser venezuelano, ele se destacou em gramados argentinos antes de ser comprado pelo grupo City. Passou por Vélez Sarsfield, Ferro Carril e Nueva Chicago, voltou para o Deportivo Táchira e teve seus direitos adquiridos pelo City. Aí, nova peregrinação, agora por Montevidéu Torque-URU, Peralada-ESP, Porto B, Moreirense e Estoril, os três últimos de Portugal.

Na temporada 2021/2022, pelo Estoril, foi titular em 23 dos 24 jogos que fez pelo clube português. Se destacou também pela seleção da Venezuela.

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, Ferraresi, de 1,88m, foi titular em 13 dos 18 jogos da Venezuela na competição. Em média, efetuou dois desarmes e duas interceptações a cada vez que entrou em campo. Com a lesão de Arboleda, que não deve voltar a jogar nesta temporada, a contratação de um zagueiro é prioridade para o São Paulo.

Com a contratação de Ferraresi, o São Paulo fecha o ciclo de contratações na atual janela de transferências. Antes dele, chegaram o goleiro Felipe Alves, o meia Giuliano Galoppo e os atacantes Marcos Guilherme e Bustos.

Confira outros trechos da entrevista do zagueiro

"Orgulhoso de compartilhar vestiário com uma lenda como ele [Miranda]. Desde pequeno eu acompanhava o futebol internacional. O acompanhei no Atlético [de Madrid], era incrível. Não só ele, Rafinha, Eder, jogadores de nível mundial, estou compartilhando vestiário com eles agora, e quero aprender no dia a dia para somar e pode desfrutar [da experiência]. Quero aproveitar todos os momentos, pois tenho privilégio de estar aqui."

"A foto [com a camisa do São Paulo] foi porque, naquela época, o clube ganhou a Libertadores e o Mundial em 2005. Meu pai sempre comprava camisas de clubes e comprou a do São Paulo, sempre ia para a rua com a camisa. Tinha a do Deportivo Táchira e a do São Paulo. Depois, recebi mensagens nas redes, o carinho que recebi e que notei quando cheguei, foi incrível. Muito agradecido pelo carinho que me deram até o dia de hoje. Orgulhoso de vestir a camisa tanto dentro quanto fora"

"Estou feliz de estar aqui, darei tudo para ajudar meus companheiros. Sempre segui o futebol brasileiro. Venho para um clube muito grande e sei da responsabilidade. Posso jogar em linha de quatro ou cinco, como disse o técnico. Posso jogar pela direita e esquerda, eu me sinto mais cômodo dos lados, tenho saída com bola, mas me sinto confortável em qualquer lugar."

"Quando o São Paulo me contatou, eu não podia acreditar. É um grande clube. Fui vendo a equipe, como estava, as competições que jogava. Foram avançando as coisas e fiquei com mais vontade de vir."

"[Jogar no São Paulo] É um passo adiante para seguir meu crescimento. Seguirei trabalhando para crescer na minha carreira. Quero seguir somando e no mais alto nível. O São Paulo joga a nível internacional e está sempre brigando no Brasil"

"Há muito tempo que não jogo. Estava treinando sozinho. Há um mês treinava sozinho. Nas duas últimas semanas treinei no Uruguai. Comecei a treinar com o grupo, sinto cansaço, natural, mas me sinto cada vez melhor. Vou estar à disposição rapidamente para o técnico."

"Falei com Soteldo por whatsapp, dizendo que vinha. Falei com Hurtado. Perguntei sobre a cidade. Todos me falaram coisas boas do Brasil e obviamente. Será um jogo difícil contra o Santos. Obviamente, todos sabem o que significa o que representa o Santos. Se tiver a oportunidade, vou aproveitar da melhor maneira. Vou indicar a melhor maneira para marcar o Soteldo, se não jogar. Quero me adaptar mais rápido para o técnico."

"Sim, eu lembro do Rondón. Vestiu a camisa do clube da minha cidade [Deportivo Táchira], ele é amigo do meu pai. Lembro sim da passagem dele pelo São Paulo."

"É difícil, mas lindo também disputar semifinal da Sul-Americana. Quinta temos uma partida importante com América-MG. Depois vem o Brasileirão e vamos seguir brigando para estar no mais alto possível. É estar preparado para chegar o mais longe em todas as competições, sair campeões."

Esporte