Topo
Esporte

Titular no Fluminense, aposta de Diniz é motivo de negociação com o Inter

Nonato, volante do Fluminense, comemora gol contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil - Marcelo Gonçalves / Fluminense
Nonato, volante do Fluminense, comemora gol contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil Imagem: Marcelo Gonçalves / Fluminense
do UOL

Alexandre Araújo e Marinho Saldanha

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS)

14/08/2022 04h00

O Fluminense não poderá contar com Nonato na partida desta noite, contra o Internacional, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro. Ausente por força de contrato, o jogador também se torna um relação entre os dois clubes nos bastidores. Com os direitos ligados ao Colorado, o volante tem conversas para a permanência nas Laranjeiras. O duelo será às 19h (de Brasília).

Titular e destaque do Tricolor sob o comando de Fernando Diniz, Nonato está emprestado pelo Inter e o vínculo vai até o fim do ano. Por parte do jogador, há a intenção de ficar, e o Flu iniciou as negociações.

No contrato, foi fixada uma opção de compra de 50% dos direitos do volante por 2,5 milhões de dólares, cerca R$ 12,8 milhões, e alguns pontos já foram foram colocados à mesa.

Nonato chegou ao clube carioca em junho do ano passado, sendo, na ocasião, o primeiro reforço na janela do meio do ano. À época, sem espaço no Internacional, viu nas Laranjeiras uma oportunidade para ter mais minutos em campo.

Na última temporada, atuou em 18 jogos, entre duelos em que foi titular e outros em que saiu do banco. Na atual jornada, enfrentou o mesmo cenário, ainda mais pelo fato de o então técnico Abel Braga adotar o esquema com três zagueiros.

Com a chegada de Diniz, no fim de abril, o desenho tático do Flu mudou. Nonato passou a ter mais chances e ganhou a vaga na equipe apontada como base na atual fase, formando meio de campo com André e Ganso.

Ele, inclusive, foi autor do gol que deu a vitória ao Tricolor no primeiro duelo com o Fortaleza, na Arena Castelão, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Posteriormente, em participação no programa "Bem, amigos", do SporTV, fez elogios ao treinador.

"É um cara que treina muito, que se dedica muito. Ele fica até de madrugada vendo jogos de outras equipes e os nossos jogos. Ele trabalha com muito vídeo e conversa. No próprio campo, ele pensa em todas as situações possíveis, estuda os adversários. Mas o trabalho mental que é feito é fundamental para puxar o melhor de cada jogador. É uma palavra de confiança. Ele fala: pode errar à vontade e diz que fui eu", contou.

Reprovado em teste no Inter

No Colorado, o meio-campista tinha começado sob grande expectativa, mas acabou reprovado pelo técnico Miguel Ángel Ramírez. Sua trajetória teve início antes do espanhol, ainda em 2018, quando as primeiras chances ocorreram sob comando de Odair Hellmann. Depois de ter direitos comprados do São Caetano, ele alternava entre titularidade e reserva, mas foi membro definitivo do elenco principal tanto com Hellmann quanto com Eduardo Coudet e Abel Braga.

Nonato em ação pelo Internacional contra o Deportivo Táchira pela Libertadores - Ricardo Duarte/Internacional - Ricardo Duarte/Internacional
Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

A temporada 2021 começou com a esperança de que ele pudesse ser o responsável pela saída de bola do Colorado, com a qualidade e a dinâmica previstas no 'jogo de posição' defendido por Ramírez. Mas, depois de ser titular algumas vezes, ele acabou reprovado e liberado para buscar outro destino por empréstimo. Foi quando o Flu surgiu.

Hoje, o time gaúcho não enxerga em Nonato um jogador capaz de voltar e ser aproveitado. O plano — até em razão da dura condição financeira — é alinhar termos com o Fluminense e concluir a venda dos direitos do atleta.

Mudanças

A ausência de Nonato faz com que o Fluminense não tenha o atual time titular pela terceira rodada consecutiva. Contra o Santos, a equipe não contou com o zagueiro Manoel, suspenso. Contra o Cuiabá, Diniz não teve à disposição Caio Paulista e André, que tinham recebido o terceiro amarelo no jogo anterior.

Sem o camisa 8, inclusive, Martinelli e Felipe Melo aparecem como postulantes à vaga no meio de campo.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X FLUMINENSE


Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Dia e horário: 14 de Agosto de 2022, domingo e 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA/ SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Adriano Milczvski (PR)

INTERNACIONAL: Daniel; Bustos, Mercado, Vitão e Renê; Gabriel, Edenilson, De Pena, Alan Patrick e Wanderson; Alemão. Técnico: Mano Menezes.

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; Felipe Melo, André e Paulo Henrique Ganso; Matheus Martins, Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz

Esporte