Topo
Esporte

Quem é o nadador de 17 anos que quebrou o recorde mundial de César Cielo

O nadador romeno David Popovici, de 17 anos - Vasile Mihai/Getty
O nadador romeno David Popovici, de 17 anos Imagem: Vasile Mihai/Getty
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

14/08/2022 04h00

Um nadador romeno de 17 anos quebrou o recorde mundial de César Cielo nos 100 metros livres que estava vigente desde 2009. Trata-se de David Popovici, que superou a marca do brasileiro em cinco centésimos ao completar a prova em 46s86 e se tornou o mais rápido da história.

Considerado um fenômeno da natação, o romeno conseguiu o feito na final do Campeonato Europeu, em Roma. Inclusive, foi na mesma cidade e no mesmo ginásio, o Foro Itálico, onde Cielo registrou, há 13 anos, o tempo que até então lhe garantia o recorde da prova. O brasileiro ainda é o recordista dos 50 metros livres.

Na época, Popovici tinha apenas quatro anos de idade e estava começando na natação, em Bucareste, capital da Romênia. Hoje, o prodígio bateu o medalhista olímpico brasileiro e despontou como um dos favoritos para os Jogos Olímpicos de 2024.

O romeno contou que começou no esporte após seus pais e um médico o incentivarem a nadar como forma de reabilitação. Popovic tinha um problema nas costas devido à curvatura da sua coluna. Cerca de seis anos depois de ter iniciado na natação, ele quebrou o primeiro recorde nacional.

"Desde então, fiquei viciado na sensação que dá ficar no lugar mais alto do pódio", afirmou, à Federação Internacional de Natação (Fina).

O triunfo no Campeonato Europeu segue na esteira de conquistas do romeno neste ano. No Mundial de Natação, disputado entre junho e julho em Budapeste, Popovic já tinha conquistado o ouro nos 100 e 200 metros livres.

O romeno fez sua estreia em Jogos Olímpicos no ano passado, em Tóquio-20. No evento, ele terminou em sétimo nos 100 metros, com o tempo de 47s88, pouco mais de um segundo acima da marca atingida por ele ontem (13). Popovic também participou dos 200 metros livres, terminando em quarto.

Após sua participação nos Jogos, ele chegou a receber ofertas para estudar em universidades dos Estados Unidos, mas recusou para continuar seu país. No ano passado, ele foi eleito pela associação de Comitês Olímpicos Europeus o melhor jovem atleta de esportes de verão do continente.

O jovem costuma treinar por cinco horas diárias e nada entre quatro e sete quilômetros, dependendo de sua escala de treinos.

Esporte