Topo
Esporte

Hoje sim? Hoje não: técnico é demitido às vésperas de uma Copa pela 3ª vez

Vahid Halilhodzic foi demitido pela seleção do Marrocos a três meses da Copa no Qatar - Matthew Ashton - AMA/Getty Images
Vahid Halilhodzic foi demitido pela seleção do Marrocos a três meses da Copa no Qatar Imagem: Matthew Ashton - AMA/Getty Images
do UOL

Do UOL, em São Paulo

14/08/2022 04h00

A seleção do Marrocos está classificada para a Copa do Mundo no Qatar, que será disputada entre novembro e dezembro deste ano. Sorteada no Grupo F ao lado de Bélgica, Canadá e Croácia, a equipe africana terá de correr contra o tempo para arrumar um novo treinador antes do Mundial.

A Federação Real de Futebol Marroquino decidiu romper com o técnico Vahid Halilhodzic, mesmo após a classificação para a Copa e faltando cerca de três meses para a competição. O motivo teria sido desentendimentos entre o comandante e a federação sobre a preparação do time nesta reta final e 'castiga' o treinador de 69 anos pela terceira vez.

A demissão mantém uma tradição para lá de negativa de Halilhodzic. Ele já classificou quatro seleções para a Copa do Mundo, mas disputou apenas uma. Quase sempre que a competição se aproxima, ele fica desemprego. Foi assim nos torneios de 2010 e 2018.

A exceção foi na Copa de 2014, disputa no Brasil. No comando da Argélia, o bósnio deu trabalho nas oitavas de final para a Alemanha, que terminaria o torneio com a taça. A seleção da Argélia segurou os europeus e só foi eliminada na prorrogação.

Extracampo atrapalha técnico bósnio

Embora tenha levado a seleção do Marrocos para a Copa do Mundo, Vahid Halilhodzic entrou em atrito com a estrela Ziyech no ciclo para o Qatar. O treinador fez duras críticas ao principal jogador do país, alegando que o astro do Chelsea forçou uma lesão e se recusou a disputar um amistoso.

Após a confusão, Ziyech se aposentou da seleção e não esteve com a equipe na Copa Africana de Nações, disputada no começo do ano. A federação marroquina, por sua vez, diz que a saída do técnico se deu por outro motivo.

"Dadas as diferenças entre a Federação Real de Futebol Marroquino e o técnico Vahid Halilhodzic sobre a melhor maneira de preparar a seleção para a Copa do Mundo do Qatar 2022, as duas partes decidiram se separar por mútuo acordo", afirmou a federação. A decisão pode inclusive abrir as portas novamente para Ziyech na seleção.

O drama atual não é novo na vida do técnico bósnio. Faltando dois meses para a Copa de 2018, na Rússia, ele foi demitido do comando do Japão. Ainda que tivesse assegurado a classificação para o Mundial, o treinador de 69 anos foi dispensado por causa de problemas nos bastidores.

À época, a Associação Japonesa de Futebol citou problemas de comunicação e alegou que ele havia perdido a confiança dos jogadores.

Em 2010, Vahid Halilhodzic também comandou uma seleção até somente às vésperas do torneio. À época, o bósnio disse que foi 'queimado' após a Costa do Marfim não conquistar a Copa Africana de Nações.

"Nossa meta era vencer a Copa Africana de Nações e os políticos começaram a colocar pressão sobre nós", disse Halilhodzic. "Esta foi a mensagem do presidente. Nós absolutamente precisávamos vencer. Eu não sei realmente por quê [fui demitido], mas eles tinham que sacrificar alguém. E eles não iriam sacrificar jogadores e dirigentes da seleção. Foi o técnico."

Esporte