Topo
Esporte

De volta à elite do futebol paulista, Portuguesa completa 102 anos

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

14/08/2022 13h55

Neste domingo, a Portuguesa comemora 102 anos de história. Depois de atravessar uma fase complicada, o clube passa por um processo de reestruturação administrativa e quer voltar a competir nas principais divisões do futebol brasileiro. Com salários em dia, dívidas parceladas e apresentando superávit, a Lusa conseguiu retornar à primeira divisão do Campeonato Paulista depois de oito temporadas.

Um dos principais objetivos da gestão de Antonio Castanheira, a criação da SAF, que foi aprovada em abril pelo Conselho Deliberativo, está em processo de lapidação na Portuguesa. Atualmente, a instituição realiza um estudo aprofundado do "valor" do clube, procedimento padrão para quem busca virar um clube-empresa. De forma sigilosa, dirigentes mantêm conversas avançadas com executivos que demonstraram interesse no projeto lusitano.

A ideia inicial é que a Portuguesa seja a sócia majoritária do acordo e que Castanheira assuma o cargo de CEO. Conforme o clube for retomando o prestígio nacional, novas "fatias" poderão ser negociadas.

Dentro de campo, o clube voltou a dar alegrias aos torcedores. Na campanha do título da Série A2, mais de 28 mil rubro-verdes compareceram ao Canindé nos jogos decisivos da competição. Com o quadro associativo em alta, a Lusa atingiu mais de 1.200 sócios-torcedores, maior número da história da agremiação, superando até mesmo temporadas em que a equipe disputou a Série A do Campeonato Brasileiro.

Além da primeira divisão estadual, a vaga na Série D também é tratada como prioridade internamente. Para voltar a ter o calendário completo na próxima temporada, o título da Copa Paulista é a única alternativa. Caso seja vice-campeã, a Lusa dependerá da escolha do vencedor, que também pode optar por participar da Copa do Brasil.

No dia do aniversário da Portuguesa, a equipe venceu o Juventus-SP por 2 a 0, em partida realizada no Canindé.

Com o triunfo, o time chegou aos 12 pontos e subiu para a segunda colocação do Grupo 3. Para o mata-mata, avançam os dois melhores de cada chave e os terceiros colocados com as duas melhores campanhas.

Em entrevista, Antonio Castanheira abordou diversos temas sobre o momento atual e as esperanças para o futuro da Portuguesa.

Em qual estágio está o processo na busca por um investidor para SAF?

"Creio que estará tudo finalizado até o fim de novembro, todo o processo vem sendo conduzido com muita calma e segurança jurídica para o clube. É difícil cravar, mas quero iniciar essa nova era para a Portuguesa ainda em 2022. Estou no último ano de mandato, vejo com bons olhos uma nova eleição para colocar em prática toda a base que construímos nos últimos anos."

Qual o perfil que a Portuguesa procura no investidor?

"Neste primeiro momento, não precisamos de centenas de milhões. Inicialmente, é mais interessante você buscar um acordo menor, comercializando menos cotas, até que a marca se valorize no mercado. Acredito que um grupo de investidores é o ideal para descentralizar a pressão em relação ao projeto. No fundo, mesmo que você monte uma seleção, sabemos que tudo é definido dentro das quatro linhas."

Qual a importância da Copa Paulista para a Portuguesa?

"É a nossa 'Copa do Mundo', sabemos que nosso desempenho está um pouco abaixo do que foi apresentado no Paulistão, mas mantivemos 80% do elenco e depositamos muita esperança neste grupo. Na elite do Paulistão, temos a oportunidade de garantir essa classificação para 2024, mas queremos voltar agora. A Portuguesa é muito grande e precisa disputar as principais divisões do calendário brasileiro."

Esporte