Topo
Esporte

Coritiba demite Gustavo Morínigo após 3ª derrota seguida no Brasileirão

Robson Mafra/AGIF
Imagem: Robson Mafra/AGIF
do UOL

Do UOL, em São Paulo

14/08/2022 14h29

O técnico Gustavo Morínigo foi demitido do Coritiba após a derrota por 1 a 0 em casa para o Atlético-MG, hoje (14), na 22ª rodada do Brasileirão. O presidente do clube informou a saída dele, do diretor esportivo René Simões e de outros três profissionais.

Além de Morínigo e Simões, também deixam o Coritiba os auxiliares Roberto "Toro" Acuña e Diosnel Burgos, assim como o preparador físico Gonzalo Llanos. Os profissionais da comissão técnica estavam no clube desde janeiro de 2021.

"A gente encerra um ciclo importante e inicia outro. Decidimos após refletir nas últimas semanas. Queria dizer para a torcida que temos muita confiança de que vamos cumprir o objetivo [de não cair]", afirmou o presidente coxa-branca, Juarez Moraes e Silva, em entrevista coletiva após a derrota no Couto Pereira.

Morínigo deixa o clube após ter conquistado o acesso à Série A (em 2021) e o título do Campeonato Paranaense deste ano. Ao todo, foram 99 partidas, com 43 vitórias, 22 empates, 34 derrotas e aproveitamento de 50,8%.

O técnico paraguaio era o terceiro mais longevo do Campeonato Brasileiro com 19 meses no cargo. Apenas Maurício Barbieri (Red Bull Bragantino, setembro/2020) e Abel Ferreira (Palmeiras, outubro/2020) estavam empregados a mais tempo do que ele.

No comunicado que confirma a demissão, o Coritiba deixa claro que "a decisão foi tomada pela diretoria" —portanto sem o "comum acordo". Seja como for, o time pode trocar de técnico quantas vezes quiser nas 16 rodadas restantes pois a regra que limitava a troca de comandantes caiu neste ano.

O Coritiba perdeu os últimos três jogos que fez no Brasileirão e entrou na zona de rebaixamento, com 22 pontos. O time paranaense volta a campo para encarar o Fluminense, fora de casa, no sábado (20).

Esporte