Topo
Esporte

Atlético-MG marca no fim, vence o Coritiba, mas segue fora do G-6

do UOL

Lohanna Lima

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

14/08/2022 12h57Atualizada em 14/08/2022 21h21

Foi suado, dramático, mas o Atlético-MG venceu o Coritiba por 1 a 0 no último minuto de jogo no Couto Pereira, hoje (14), pela 22ª rodada do Brasileirão. O gol foi marcado por Alan Kardec já nos acréscimos da partida, depois de um primeiro tempo morno na capital paranaense e de poucas oportunidades. A partida caminhava para o 0 a 0, mas na segunda etapa o Galo melhorou com as mexidas de Cuca e passou a criar mais chances de perigo diante do adversário.

Com o resultado, os mineiros chegaram a 35 pontos, mas seguem fora do G6, já que o Inter venceu o Fluminense no encerramento da rodada. Foi justamente após perder para os gaúchos que o Atlético saiu do G-6 no dia 31 de julho.

Já o Coxa, com 22 pontos, segue no Z-4, na 18ª colocação.

O Atlético volta a campo no próximo sábado (20), diante do Goiás, no Mineirão, às 16h30 (de Brasília). Já o Coxa enfrentará o Fluminense, no Maracanã, às 19h, no mesmo dia.

Primeiro tempo morno no Couto Pereira

A primeira etapa não foi de muitas emoções. O Atlético teve o controle das ações, mais volume e posse de bola, mas poucas foram as chances realmente de perigo. O Coritiba se defendeu bem e pouco chegou ao ataque. Os goleiros basicamente assistiram ao primeiro tempo sem fazer intervenções difíceis.

Segundo tempo: Galo melhora, mas não marca

A sonolência do primeiro tempo levou os dois técnicos a fazerem alterações para a segunda etapa. Cuca voltou com Pedrinho na vaga de Jair. Já Gustavo Morínigo colocou Natanael no lugar de Matheus Alexandre. Aos 9, José Hugo cabeceou uma bola que passou com perigo à direita da trave de Everson.

Hulk perde gol incrível

Aos 15, Egídio vacilou e entregou a bola para Hulk. O jogador do Galo partiu na velocidade, ficou cara a cara com Muralha, mas chutou para fora. Foi a primeira grande chance do time mineiro no jogo.

Trave salva o Coxa

Após cobrança de escanteio aos 24 minutos, Alan Kardec quase marcou para o Galo. O jogador cabeceou, a bola bateu na trave e quicou perto da linha, mas não entrou. Jogadores do Atlético pediram a revisão, mas a bola bateu claramente fora.

Muralha entra em ação

Aos 35, Nacho Fernandez havia acabado de entrar e exigiu uma excelente defesa de Muralha. O argentino finalizou após boa jogada de Ademir e o goleiro fez a diferença. Depois, aos 45, Nacho cobrou falta e o goleiro de novo fez a defesa, salvando o Coxa.

Kardec decide

Após cruzamento de Nacho Fernandez, Kardec subiu mais alto que toda a defesa do Coxa e mandou a bola para o fundo das redes, aos 49 minutos do segundo tempo, para garantir a vitória do Galo.

O jogo do Atlético-MG: Galo demorou a acordar

Arana - Robson Mafra/AGIF - Robson Mafra/AGIF
Guilherme Arana, jogador do Atlético-MG durante partida contra o Coritiba no Couto Pereira pelo Campeonato Brasileiro
Imagem: Robson Mafra/AGIF

O Atlético tentou propor as ações, mas teve dificuldades para concluir as jogadas. O lado esquerdo foi o mais explorado com Keno e Arana, mas os cruzamentos e tentativas de passes para gol não deram certo no primeiro tempo. Na segunda etapa, o time melhorou com as alterações de Cuca. Nacho e Alan Kardec, que saíram do banco, tiveram as melhores chances. A equipe acordou, mas esbarrou em boas defesas de Muralha.

O jogo do Coritiba: bem na defesa e mal no ataque

O Coritiba usou a estratégia de se defender e sair nos contra-ataques, mas teve muitas dificuldades para impor velocidade e encaixar uma boa jogada. Na segunda etapa, o time tentou ter mais dinâmica com a entrada de Natanael, mas com isso deu mais espaços ao Galo, que cresceu no jogo.

O melhor: Muralha

O goleiro cresceu em um momento decisivo da partida. Com as mudanças de Cuca, o Galo conseguiu duas boas chances com Nacho. O goleiro fez boas intervenções antes do gol de Kardec no último minuto.

O pior: Hulk

Sumido no jogo, Hulk não fez uma boa apresentação em Curitiba. O jogador foi pouco acionado e pouco se apresentou para tentar conduzir o ataque alvinegro. Em uma bola que Egídio perdeu, o atacante mandou para fora cara a cara com o goleiro.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 0 X 1 ATLÉTICO-MG

Competição: 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 14 de agosto de 2022 (domingo)
Local e horário: Couto Pereira, em Curitiba (PR), às 11h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Renan Aguiar da Costa (CE)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (CE)
Cartões: Matheus Alexandre, Luciano Castán e Willian Farias (Coritiba)

Gol: Alan Kardec (Atlético-MG), aos 49 minutos do segundo tempo.

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Alonso, Nathan Silva e Arana; Allan, Jair (Pedrinho) e Zaracho (Nacho Fernandez); Pavón (Ademir), Keno (Rubens) e Hulk. Técnico: Cuca.

CORITIBA: Muralha; Matheus Alexandre (Nathan), Guillermo, Luciano Castán e Egídio; Wilian Farias, Bruno Gomes e Boschilia (Régis); Fabrício Daniel (Adrían Martínez), José Hugo (Guilherme Biro) e Léo Gamalho (Trindade). Técnico: Gustavo Morinígo.

Esporte