Topo
Esporte

Reforço do Santos tem tatuagem de Messi e coleciona itens do argentino

Gabriel Carabajal, reforço do Santos e fã de Messi - Jorge Junes/Argentinos Juniors
Gabriel Carabajal, reforço do Santos e fã de Messi Imagem: Jorge Junes/Argentinos Juniors
do UOL

Do UOL, em Santos (SP)

13/08/2022 04h00

Novo reforço do Santos, Gabriel Carabajal é fanático por Lionel Messi. O meio-campista argentino de 30 anos tem tatuagens do craque do PSG e colecionava outros itens dele na sua casa em Buenos Aires.

Natural de Córdoba, Carabajal tem cinco anos a menos que Messi e foi revelado pelo Patriotas antes de jogar no Talleres, Universidad San Martín, Godoy Cruz, Patronato, Unión de Santa Fé e Argentinos Juniors. Nascido em Rosário, Messi começou no Newell's Old, foi para o Barcelona e agora está no PSG.

"Sou hiper fanático de Léo. Tenho bonequinhos e pôsteres em casa, tudo. Seria um sonho conhecê-lo e cumprimentá-lo. Seria, de verdade, algo ideal", disse Carabajal, em entrevista recente à TyC Sports.

E como joga o reforço do Santos?

Diferentemente do atacante e ídolo Messi, Carabajal é um meio-campista misto. Ele pode atuar como armador, sua função de origem, mas também como um segundo volante.

O UOL Esporte conversou com César Luis Merlo, jornalista argentino, para saber mais sobre a contratação do Peixe.

"Carabajal virou um meio-campista misto. No início, era um clássico número 10. Mas, no futebol moderno, começou a jogar ao lado de outro meio-campista no 4-4-2 e também como segundo volante no 4-2-3-1. A principal arma é a sua pegada extraordinária. Algo que é fundamental no jogo atual: a cabeça do atleta. Ele chega ao Santos com uma grande fome de glórias. Ele teve muita dificuldade na carreira, veio de baixo e até hoje não tem uma casa própria. Acredito que agora poderá comprar uma. Por isso que tinha tanta vontade de jogar no Santos, além, claro, da grandeza do Santos e do desafio profissional", disse Merlo.

"Acho que tudo isso vai gerar um combo onde ele vai dar a vida pelo clube. É uma contratação sem grande holofote, mas, pelo estilo do futebol argentino, ele pode ser muito importante ao lado de jogadores rápidos e de pegada. Pode fazer gols, mas não é seu forte. É uma boa contratação, ainda mais pensando que o Santos não tem grandes investimentos e não conseguiu trazer Franco Cristaldo. Carabajal tem 30 anos e chega ao Santos no pico de sua carreira", completou.

Gabriel Carabajal, do Santos - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Gabriel Carabajal, do Santos
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Contrato longo

Mesmo aos 30 anos, Gabriel Carabajal assinou com o Santos até 2026 e recebeu um considerável aumento salarial para sair da Argentina e ter a sua primeira experiência internacional no Brasil.

O Santos aceitou pagar R$ 8 milhões parcelados em seis vezes por 100% dos direitos econômicos. A primeira cota foi agora, numa entrada de R$ 1 milhão. O Argentinos Juniors ficou com 10% de futura venda.

Carabajal foi escolhido pelo departamento de análise de mercado do Santos. Sem acerto com Franco Cristaldo, do Huracán, o Peixe foi atrás do jogador do Argentinos e obteve sucesso.

"O Carabajal é um atleta que vai ajudar muito nosso elenco com sua experiência e dominância no meio de campo. Foi um atleta mapeado pelo nosso Departamento de Scouting, novamente seguindo processo criado pelo clube para contratações. Um atleta bastante técnico e que vai somar bastante ao elenco pelos próximos anos", disse o presidente Andres Rueda.

Esporte