Topo
Esporte

Palmeiras mira semana dos sonhos e recado a rivais por título do Brasileiro

O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, durante a partida contra o Goiás no Brasileirão - JHONY INACIO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, durante a partida contra o Goiás no Brasileirão Imagem: JHONY INACIO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
do UOL

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/08/2022 04h00

O Palmeiras enfrenta o Corinthians, na noite de hoje (13), às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 22º rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo de líder contra vice-líder ocorre três dias após a heroica classificação do Verdão à semifinal da Libertadores, após bater o Atlético-MG nos pênaltis, e pode colocar o Alviverde em situação ainda mais confortável no torneio nacional.

Se vencer o arquirrival, o Palmeiras confirmará a "semana dos sonhos" antes de outros jogos com contornos decisivos pelo Brasileirão, contra Flamengo e Fluminense, e o início da eliminatória contra o Athletico-PR, pela semifinal da competição continental.

O resultado positivo no Dérbi faria o Verdão abrir nove pontos de vantagem para o Corinthians e praticamente acabar com o sonho de título do rival, além de momentaneamente ficar com dez pontos à frente do Fluminense e 12 do Flamengo — os cariocas entram em campo na rodada amanhã (14). Um claro recado do potencial da equipe comandada por Abel Ferreira.

Um dos grandes candidatos ao título brasileiro neste momento, o Palmeiras chega embalado para a sequência decisiva que pode manter o time no caminho da taça inédita para Abel.

Além da classificação na Libertadores, o Verdão chega para o clássico contra o maior rival após cinco vitórias consecutivas no Brasileirão (Cuiabá, América-MG, Inter, Ceará e Goiás). Somando todas as competições, o clube alviverde não é derrotado no tempo normal desde 2 de julho, quando perdeu por 2 a 0 para o Athletico-PR.

Com o desgaste elevado por atuar com dois a menos diante do Atlético-MG, Abel avalia as condições físicas do elenco para definir a escalação que levará a campo em Itaquera. Se optar por não preservar ninguém, a escalação pode ser a que está na ponta da língua do torcedor: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Rony e Dudu.

Agenda do Palmeiras

13/8, às 19h - Corinthians (fora) - Brasileirão
21/8, às 16h - Flamengo (casa) - Brasileirão
28/8, às 11h - Fluminense (fora) - Brasileirão
30/8, às 21h30 - Athletico-PR (fora) - ida da semifinal da Libertadores
3/9, às 19h - Red Bull Bragantino (fora) - Brasileirão
6/9, às 21h30 - Athletico-PR (casa) - volta da semifinal da Libertadores

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS x PALMEIRAS

Competição: Campeonato Brasileiro, 22ª rodada
Data e horário: 13 de agosto de 2022 (sábado), às 19h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Cantillo, Roni e Renato Augusto; Gustavo Mosquito, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Rony e Dudu. Técnico: Abel Ferreira

Esporte