Topo
Esporte

Jovens brilham, Vasco bate o Tombense em São Januário e volta aos trilhos na Série B

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

13/08/2022 13h07

A base do Vasco, em nova prova de talento, recolocou o time nos trilhos na Série B. Neste sábado, o Gigante da Colina venceu o Tombense por 3 a 1, em São Januário, pela 24ª rodada, e se recuperou no torneio. Revelados pelo clube carioca, Andrey Santos e Marlon Gomes se destacaram na vitória vascaína.

Andrey, de 18 anos, abriu o placar e fez o terceiro do Vasco em São Januário, enquanto Marlon Gomes, com a mesma idade, fez um golaço, além de participar do primeiro gol vascaíno.

Após dois jogos sem vencer (um empate e uma derrota), o Vasco se recupera na Série B e aumenta a vantagem para o quinto colocado, o Londrina. O Gigante da Colina, que está em quarto lugar, com 42 pontos, agora tem oito pontos de frente em relação ao rival. Já o Tombense continua com 33 pontos e está na sétima colocação.

Na próxima rodada, o Vasco visita o CSA, nesta quinta-feira, às 20h (horário de Brasília), no Rei Pelé. Já o Tombense recebe o Sport, quinta-feira, às 21h30 (de Brasília).

O duelo entre Vasco e Tombense

O Vasco abriu o placar logo aos três minutos. Nenê recebeu de Marlon Gomes, pela direita, e cruzou para Andrey Santos. O jovem meia finalizou de primeira e vez 1 a 0. O Tombense não sentiu e deu trabalho a Thiago Rodrigues. Everton Galdino chutou da entrada da área e viu o goleiro do Gigante da Colina mandar para escanteio.

Thiago Rodrigues precisou fazer milagre aos 12 minutos para salvar fogo amigo. Após cruzamento da direita, Yuri tentou cortar, mas desviou para trás. O goleiro estava atento e mandou para escanteio.

O Tombense assumiu o controle do jogo. Aos 14, Everton Galdino errou o alvo, depois de Ciel fazer o pivô e ajeitar para o companheiro. O Vasco conseguiu resistir à pressão e quase ampliou. Aos 22 minutos, em contra-ataque, Marlon Gomes passou para Nenê. O experiente meia finalizou de primeira, mas Felipe Garcia salvou.

O ritmo do jogo caiu, até que Marlon Gomes fez um golaço em São Januário, aos 39 minutos. Ele partiu do meio de campo, limpou a marcação, avançou, deixou mais dois rivais na saudade e chutou da meia-lua, no canto: 2 a 0. Foi o primeiro gol do meia, de 18 anos, como profissional. Com o talento da base, o Vasco foi para o intervalo em boa situação.

O Vasco precisou fazer mudança logo aos cinco minutos da etapa final. Marlon Gomes sentiu problema muscular na coxa esquerda e deu lugar a Figueiredo. Thiago Rodrigues voltou a trabalhar. Ele espalmou cruzamento perigoso do Tombense.

Aos 11, Andrey Santos acionou Figueiredo. Ele ficou cara a cara com Felipe Garcia, mas acertou a trave. Emílio Faro, aos 20 minutos, trocou o trio de frente do Vasco. Palacios, Bruno Tubarão e Eguinaldo entraram. Nenê, Alex Teixeira e Raniel saíram.

O Tombense levou perigo em contra-ataque. Anderson Conceição foi providencial e impediu que Ciel recebesse cruzamento e ficasse em excelente condição. Aos 25, o tempo fechou. Quintero se estranhou com Keké, que entrou no segundo tempo. Os dois levaram cartão amarelo.

O Vasco ampliou aos 27 minutos. O Tombense errou na saída de bola. Eguinaldo tocou para Palacios, que escorou para Andrey. Ele bateu com categoria e fez 3 a 0. Palacios quase ampliou, mas Roger Carvalho desviou a finalização.

O Tombense diminuiu aos 39 minutos. Palacios foi desarmado na entrada da área. Everton Galdino avançou pela esquerda e chutou. Matheus Frizzo, que acabara de entrar, completou para o gol, após rebote de Thiago Rodrigues.

Figueiredo ainda deu trabalho a Felipe Garcia. O goleiro espalmou a finalização do atacante do Vasco. Nos acréscimos, Keké foi expulso, após falta em Figueiredo. Na cobrança, ele exigiu nova defesa do goleiro do Tombense. O Gigante da Colina voltou aos trilhos na Série B.

FICHA TÉCNICA

VASCO 3X1 TOMBENSE

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Data: 13/08/2022, sábado

Horário: 11h (de Brasília)

Público: 20.903 torcedores

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS-Fifa) e Leirson Peng Martins (RS)

VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Cartões amarelos: Roger Carvalho, Zé Ricardo, Keké e Rodrigo (Tombense) e Marlon Gomes, Thiago Rodrigues e Quintero (Vasco)

Cartão vermelho: Keké (Tombense)

Gols:

Vasco: Andrey Santos, aos 3? do 1ºT e aos 27? do 2ºT, e Marlon Gomes, aos 39? do 1ºT

Tombense: Matheus Frizzo, aos 39? do 2ºT

VASCO: Thiago Rodrigues; Matheus Ribeiro, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri, Andrey Santos e Marlon Gomes (Figueiredo); Nenê (Palacios), Alex Teixeira (Bruno Tubarão) e Raniel (Eguinaldo).

Técnico: Emílio Faro.

TOMBENSE: Felipe Garcia; Diego Ferreira, Ednei, Roger Carvalho e Manoel (David); Rodrigo, Jean Lucas (Matheus Frizzo), Zé Ricardo (Nenê Bonilha), Bruno Mota (Keké) e Everton Galdino; Ciel (Renatinho).

Técnico: Bruno Pivetti.

Esporte