Topo
Esporte

Bia Haddad vira contra campeã olímpica, vai à semi em Toronto e vira top 20

Brasileira venceu a campeã olímpica Belinda Bencic, da Suíça, após partida que durou mais de duas horas - John E. Sokolowski-USA TODAY Sports
Brasileira venceu a campeã olímpica Belinda Bencic, da Suíça, após partida que durou mais de duas horas Imagem: John E. Sokolowski-USA TODAY Sports

12/08/2022 22h22Atualizada em 12/08/2022 23h26

Depois de derrubar a número 1 do mundo, a polonesa Iga Swiatek, Beatriz Haddad Maia, número 24 do ranking, começou atrás, mas uniu forças para virar e garantir vaga, na noite de hoje, na semifinal do WTA 1000 de Toronto, no Canadá.

A paulistana derrubou a campeã olímpica, a suíça Belinda Bencic, 12ª do mundo, que havia vencido a top 10 Garbiñe Muguruza. Bia fez 2 sets a 1 com parciais de 2/6 6/3 6/3 após 2h08min de duração na quadra central.

O resultado colocará a brasileira pela primeira vez dentro do grupo das 20 melhores tenistas do mundo no momento. Ela se tornará a melhor brasileira em um ranking de simples desde Gustavo Kuerten, que foi número 1 em 2000 e 2001 por 43 semanas.

"Acabei de ganhar minhas quartas de final, amanhã jogo a semi aqui em Toronto. Estou feliz com o meu trabalho de hoje. Fui bastante humilde e disciplinada para conseguir melhorar durante o jogo, então estou feliz com o nosso trabalho. Vou tentar aproveitar um pouquinho dessa vitória e me preparar pra amanhã da melhor forma. Um beijo para todo mundo", disse Bia, depois do jogo.

A façanha de Bia faz com que ela supere a marca de Thomaz Bellucci que era o segundo melhor brasileiro até então, com o 21º posto.

De quebra, Bia também se torna a primeira brasileira em uma semi de um torneio desse porte na história.

Amanhã, a partir das 19h (de Brasília), a paulistana encara a vencedora da tcheca Karolina Pliskova, 14ª e ex-número 1 do mundo, e a chinesa Qinwen Zheng, 54ª.

Esporte