Topo
Esporte

Santos muda de ideia e vê Soteldo como oportunidade após sugestão do Tigres

Soteldo em ação com a camisa da seleção da Venezuela; meia pode voltar ao Santos - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
Soteldo em ação com a camisa da seleção da Venezuela; meia pode voltar ao Santos Imagem: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
do UOL

Do UOL, em Santos (SP)

11/08/2022 04h00

O Santos surpreendeu ao avançar pela contratação de Yeferson Soteldo, do Tigres (MEX), nesta semana. A negociação foi iniciada no fim de julho e corria em sigilo até o vazamento na imprensa mexicana. O retorno do meia-atacante venezuelano à Vila Belmiro na gestão de Andres Rueda parecia improvável. Em fevereiro, o presidente criticou o extracampo do atleta de 25 anos.

"Agora que o Soteldo já tem um time, eu me sinto mais confortável para falar. Eu, pessoalmente, não queria o Soteldo no Santos. Não importa o por quê. É uma coisa mais pessoal dele. O perfil que eu espero do jogador do Santos não é só marcar gol e driblar. Isso é importante, mas tem mais do que isso. Tem que ser analisado", declarou Rueda, ao SantosCast.

A pessoas próximas, Rueda disse que deu essa e outras declarações contrárias a Soteldo para não valorizá-lo no mercado. De qualquer forma, o Tigres ofereceu o jogador de 25 anos ao Santos e o presidente não pensou duas vezes.

Como atingiu o limite de estrangeiros, o clube mexicano decidiu emprestar Soteldo. A preferência é o Santos por causa do sucesso do meia-atacante entre 2019 e 2021. O Tigres entende que o Peixe é o melhor lugar para valorizar seu jogador.

Mesmo que o Tigres arque com parte do salário, Soteldo receberia no Santos o maior valor mensal do clube. O Peixe entende que vale o investimento no camisa 10 após abrir espaço na folha com as saídas de Léo Baptistão, Ricardo Goulart, Emiliano Velázquez e Willian Maranhão.

Há concorrência no mercado, mas, além da estratégia do Tigres, pesa a favor do Santos a vontade de Soteldo em voltar para a Vila Belmiro. No começo do ano, o São Paulo tentou e muito a contratação dele.

Soteldo foi negociado pelo Santos ao Toronto FC (CAN) em abril de 2021 por cerca de R$ 33 milhões. Como a gestão de José Carlos Peres não pagou pela contratação, o presidente Andres Rueda repassou a parte do Santos ao Huachipato (CHI) para quitar a dívida.

Em janeiro deste ano, Soteldo chegou ao Tigres e não se firmou no México. Foram apenas 19 jogos, com um gol marcado.

Esporte