Topo
Esporte

Herói, Murilo foi o único a ganhar a posição no Palmeiras nesta temporada

Murilo marcou de pênalti para o Palmeiras diante do Atlético-MG e classificou equipe para a semifinal da Libertadores - Miguel Schincariol / AFP
Murilo marcou de pênalti para o Palmeiras diante do Atlético-MG e classificou equipe para a semifinal da Libertadores Imagem: Miguel Schincariol / AFP
do UOL

Diego Iwata Lima, Matheus Godoy e Victor Martins

Do UOL, em São Paulo e Belo Horizonte (MG)

11/08/2022 02h13

O Palmeiras semifinalista da Copa Libertadores 2022 só tem uma diferença em relação ao time-base campeão da Copa Libertadores de 2021: o zagueiro Murilo, que conquistou a vaga que pertencia a Luan. E não há como dizer que ele não fez diferença.

Foi de Murilo, o gol que recolocou o Palmeiras no jogo, na semana passada, no Mineirão, que terminou empatado em 2 a 2. Antes, ele também havia feito, só que contra, o segundo do Galo no jogo. Murilo tem sete gols na temporada.

Depois de muito pedir um zagueiro canhoto, Abel Ferreira se conformou em ter um zagueiro destro que sabia jogar muito bem pela direita. Mas o anúncio da contratação dele não foi celebrado pela torcida.

Murilo foi o quinto da leva contratada pelo clube na janela do inverno europeu, no início do ano. O jogador de 24 anos estava no Lokomotiv (RUS) e era pouco conhecido por aqui. Revelado pelo Cruzeiro, estava na Rússia desde 2019.

Na Europa, Murilo foi muito bem. Nas vezes em que enfrentou Lewandowski, Cristiano Ronaldo e Luisito Suárez, por exemplo, saiu de campo sem que seu time levasse gols.

O Verdão pagou US$ 2,8 milhões (R$ 15,5 milhões) por 80% dos direitos econômicos do defensor. E O Palmeiras já teve de recusar algumas propostas por ele.

Aos 8 anos, 40 km de ônibus e 7 de caminhada

Baiano de São Gonçalo dos Campos, Murilo teve um início de carreira dos mais complicados. Com 8 anos, já rodava os 40km de ônibus, mais 7 de caminhada, para chegar à uma escolinha de futebol na cidade de Feira de Santana.

"Com 10 anos, fui para o Vasco. Passei no teste, mas não pude ficar. Minha mãe ficou triste, começou a chorar, eu era muito novo, comecei a chorar também, não deu certo. Depois, fui para o Inter, Grêmio, Vitória e não passei. No Bahia, eu passei, mas não tinha alojamento para mim, eu era muito novo", contou em entrevista
exclusiva ao UOL Esporte.

Com 12 anos, Murilo chegou ao Cruzeiro. Sua mãe ficou triste com a distância para o filho, mas foi clara: "disse que não podia me atrapalhar mais, conseguiu se segurar. Hoje ela está feliz e sabe que valeu a pena", disse o zagueiro com um sorriso no rosto.

O beque tem contrato com o Palmeiras até 2026

Esporte