Topo
Esporte

Ex-São Paulo, zagueiro Morato celebra bom momento no Benfica

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

11/08/2022 12h27

Na última terça-feira, o Benfica venceu o Midtjylland por 3 a 1, na Dinamarca, e se classificou para os playoffs da Liga dos Campeões da Europa. Além de marcar a oitava vitória consecutiva da equipe em 2022/23, a partida teve um sabor especial para o zagueiro brasileiro Morato, de 21 anos, que foi titular em todos os jogos dos Encarnados na temporada.

Agora comandado pelo técnico alemão Roger Schmidt, o Benfica mostra uma nova cara nesta temporada, mas conserva uma antiga tradição: ter muitos brasileiros em seu plantel. Além de Morato, o clube conta com o goleiro Helton Leite, o lateral Gilberto, os zagueiros Lucas Veríssimo e João Victor, o ponta David Neres e o atacante Rodrigo Pinho.

Atuando pelo lado esquerdo da defesa, Morato, ex-São Paulo, foi titular nos oito jogos do Benfica até aqui, ao lado do veterano argentino Otamendi. Em 5 partidas na pré-temporada, foram cinco vitórias, contra Reading (2×0), Nice (3×0), Fulham (5×1), Girona (4×2) e Newcastle (3×2). Pela Champions League, o Benfica venceu o dinamarquês Midtjylland na ida e na volta (4×1 e 3×1) e, em sua estreia no Campeonato Português, goleou o Arouca (4×0).

No clube desde 2019, quando foi contratado por mais de R$ 27 milhões junto ao São Paulo, o defensor vive agora sua segunda temporada no time principal e se adaptado as ideias de seu novo comandante.

"O mister nos pede muita agressividade e uma marcação alta, sempre com muita pressão na bola. É um modelo de jogo ofensivo e nosso time está conseguindo entender bem sua proposta a respeito desse novo Benfica", disse Morato.

Apesar da má campanha do Benfica na última temporada, Morato viveu um ano positivo, individualmente. O brasileiro atuou em 25 jogos e figurou entre os atletas mais utilizados do elenco. Pela Champions League, fez cinco partidas e marcou um gol contra o Bayern de Munique, na Allianz Arena.

Neste ano, ainda que conte com uma concorrência em seu setor, o jovem defensor largou na frente na disputa por um lugar no time e aposta numa temporada especial.

"Temos um plantel com muita qualidade. Da minha parte, trabalho muito para ter meu espaço e ser útil à equipe", revela o zagueiro, que tem concorrentes como o belga Vertonghen, e os brasileiros Lucas Veríssimo, ex-Santos, e João Victor, ex-Corinthians.

No próximo sábado, o Benfica visita o Casa Pia, pela segunda rodada da Liga Portuguesa. Para chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, os Encarnados ainda têm de passar por mais uma eliminatória, que será disputada nos dias 17 e 23 contra o Dínamo de Kiev, da Ucrânia.

"Conseguimos uma boa qualificação com o Midjtyland, mas ainda estamos a meio caminho do nosso primeiro objetivo na Champions. Vamos cuidar de todos os pontos para chegar em condições de fazer dois grandes jogos à altura do Benfica e conquistar a classificação", finalizou o defensor.

Esporte