Topo
Esporte

Crânios quebrados: Mundial de Surfe chega à onda tão perfeita quanto temida

Tubo perfeito de Teahupo"o também pode provocar graves acidentes - WSL/Dunbar via Getty Images
Tubo perfeito de Teahupo'o também pode provocar graves acidentes Imagem: WSL/Dunbar via Getty Images
do UOL

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

11/08/2022 04h00

Depois de Jeffreys Bay, na África do Sul, o Mundial de Surfe agora desembarca no Taiti para a décima e última etapa da temporada, que definirá os cinco surfistas — nas categorias masculina e feminina — que brigarão pelo título mundial no mês de setembro, em Trestles.

A janela para o evento abre hoje (11), com a primeira chamada acontecendo às 14h15 (de Brasília). Bem antes disso, porém, o frio na barriga certamente já tomou conta dos competidores que terão pela frente uma das ondas mais temidas — senão a mais — do mundo: Teahupo'o, ou 'Cho-Po', como costuma ser pronunciado.

A explicação começa na própria tradução da palavra taitiana: a praia dos crânios quebrados. E não pense que esse nome é à toa. Ao mesmo tempo em que oferece tubos perfeitos e cavernosos, a onda pode castigar feio até mesmo os surfistas mais experientes.

Isso acontece porque a onda do Taiti vai de encontro a uma bancada de coral bem rasa e afiada, o pesadelo de qualquer surfista. E, dependendo das condições do mar, permanecer de pé na prancha dentro do tubo de Teahupo'o pode ser bastante desafiador.

Até hoje, cinco mortes já foram registradas por lá, sendo a de Briece Taerea, um surfista local, a mais lembrada delas. Uma semana antes da etapa do Mundial de 2000, ele foi engolido por uma onda de quase 5 metros e faleceu após quebrar o pescoço e as costas.

Apesar da primeira chamada acontecer hoje (11), as previsões indicam que o evento só deve começar a rolar a partir da semana que vem, quando um forte swell chega à Teahupo'o.

Gabriel Medina, durante onda em Teahupoo - Divulgação/WSL - Divulgação/WSL
Gabriel Medina já venceu duas vezes em Teahupo'o, mas desfalca o time brasileiro nessa etapa
Imagem: Divulgação/WSL

Esporte