Topo
Esporte

OPINIÃO

Colunistas: Time de Abel caminha para ser o maior da história do Palmeiras?

do UOL

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

11/08/2022 11h56

O Palmeiras de Abel Ferreira continua fazendo história. Na noite de ontem (10), o time alviverde conseguiu uma classificação épica para as semifinais da Copa Libertadores depois de segurar o Atlético-MG com dois jogadores a menos no tempo normal e, depois, vencer nos pênaltis.

A equipe comandada pelo técnico português está agora a apenas três jogos de um histórico tricampeonato consecutivo da Libertadores, além de defender uma vantagem de seis pontos no Campeonato Brasileiro e liderar há 12 rodadas a competição que Abel ainda não tem em sua estante.

E tem muito mais que isso, mesmo com menos de dois anos no comando do Verdão -ele foi contratado em outubro de 2020. Abel Ferreira acumula ainda outras três conquistas: Copa do Brasil, em 2020, e Campeonato Paulista e Recopa Sul-Americana, em 2022.

Diante de tantos feitos, nós convocamos os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte pergunta: o time de Abel Ferreira caminha para ser o maior da história do Palmeiras? Veja o que eles responderam:

Já é. Como se não bastasse ser o primeiro Palmeiras a vencer duas Libertadores seguidas (no mesmo ano), consegue manter uma consistência de rendimento incrível, que hoje vê o time na terceira semifinal consecutiva da competição e na liderança isolada do Brasileirão.
ALICIA KLEIN

Já é. E se vencer Brasileiro e Libertadores no mesmo ano, como é favorito em ambos, entra de vez para a história do futebol sul-americano.
ANDRÉ ROCHA

É o maior time pelas conquistas, pela relação com a torcida, por Abel, pela longevidade e pela repercussão em todo continente. Nunca um Palmeiras fez esse barulho. Outros times já atingiram um patamar maior no aspecto técnico. Mas nunca nesse pacote todo.
DANILO LAVIERI

A história do Palmeiras tem momentos de baixa que se alternaram com momentos de alta que poucos clubes brasileiros tiveram. Ou seja, a alta do Palmeiras é ALTA mesmo, assim com maiúsculas. É uma instituição que teve times realmente muito bons, históricos. Eu ainda acho que um que nem foi tão ganhador assim, o de 96, de Luxemburgo, jogava muito mais bola do que o atual. Agora, sem dúvida o time de Abel caminha para ser o mais vitorioso da história, já que a Libertadores ganhou um peso grande demais no Brasil.
JULIO GOMES

Caminha para ser o maior. Se ganhar pela terceira vez seguida a Libertadores se consolidará como o maior, superando equipes enormes das décadas de 1960, 1970 e 1990. Mas mesmo que não vença, está bem posicionado no Brasileiro, título que falta a essa era Abel, e que também consolidaria essa hegemonia. Só teremos noção do tamanho dessa era quando ela acabar.
MARCEL RIZZO

Em termos de conquistas, sim. Mas já houve outros times melhores. As Academias e os times de 92, 93 e 96.
MENON

Acho que se vier o tri da Libertadores mais Brasileiro não haverá mais nenhuma dúvida de que a resposta é sim. Mas, mesmo que nada disso aconteça, acredito que o que Abel fez até aqui, transformando o Palmeiras nesse time "fuerza-bruta", tão respeitado, adorado e temido, já o consagra ao posto de arquiteto do maior Palmeiras da história. Eu cravaria: sim.
MILLY LACOMBE

Sim, caminha a passos largos. Claro, sempre haverá a discussão no comparativo "jogador por jogador", pois o Alviverde teve outros nomes espetaculares em esquadrões que montou. Mas a "química" deste time com seu treinador beira a perfeição. Aliás, não vejo outro nome melhor para substituir Tite na seleção que não seja o de Abel Ferreira.
MILTON NEVES

Existe essa possibilidade. Mas, para fazer comparações, prefiro esperar esse time encerrar o seu ciclo, o que ainda deve demorar para acontecer.
PERRONE

Em termos de resultados, provavelmente, já é. Nenhum outro foi bicampeão da Libertadores e chegou a três semifinais consecutivas do principal torneio do continente. Se ganhar o Brasileirão este ano, ficaria faltando apenas o Mundial, em sua coleção de títulos, algo que aliás nenhum outro esquadrão palmeirense conquistou. Talvez não seja o maior em termos de nomes, as academias me parecem ter sido mais cheias de grandes craques, mas em termos de resultados, sim, o time de Abel já pode ser considerado o maior.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Sim, principalmente pelos resultados alcançados. Nenhum outro time do Palmeiras venceu tantos títulos importantes em tão pouco tempo. Mas não dá para dizer que esse é o melhor time. Outros encantaram mais, como nos anos 60, com Ademir da Guia, e depois nos anos 90, com Luxemburgo.
RODOLFO RODRIGUES

Já é o maior. Nenhum outro time da história do Palmeiras venceu tantas competições de alto nível em sequência e se manteve no topo das disputas com tal regularidade.
RODRIGO COUTINHO

Se ganhar mais um título grande, sim, se torna o maior. Mas longe de ser o melhor, Palmeiras tem pelo menos três times que jogaram mais bola do que o atual em sua história.
RODRIGO MATTOS

Já é o maior, na minha avaliação. Melhor, certamente, não é porque os melhores times brasileiros, Palmeiras incluso, datam do período em que os melhores jogadores atuavam no país.
VITOR GUEDES

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi informado anteriormente, o Palmeiras tem seis pontos de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro, e não quatro. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Esporte