Topo
Esporte

Após nova cirurgia no joelho, Herbert Burns projeta oito meses de recuperação antes de retorno ao UFC

11/08/2022 18h12


Herbert Burns vive o momento mais difícil de sua carreira no MMA. O peso-pena, que ficou dois anos sem lutar por conta de uma grave lesão no joelho que o forçou a passar por uma cirurgia de reconstrução de ligamento, sofreu nova contusão no joelho em seu retorno ao UFC e mais uma vez teve que enfrentar a mesa de cirurgia. A lesão aconteceu durante a luta contra Bill Ageo pelo UFC Fight Night, que foi realizado no dia 16 de julho em Long Island. Na ocasião, o faixa-preta sentiu o joelho logo no começo da luta, quando aplicou uma queda no americano. Herbert chegou a encaixar um triângulo e ficar muito próximo da vitória, mas por conta das dores no joelho não conseguiu colocar pressão para finalizar o adversário.

"Quando eu apliquei a queda, senti o joelho arrebentando. Quando estava por cima, eu só pensava em segurar o cara no chão, eu precisava acabar com a luta. Quando eu encaixei o triângulo, eu não conseguia colocar pressão porque o joelho estava arrebentado. Ele até entrou em desespero, mas quando ele percebeu que eu não estava conseguindo colocar pressão, ele relaxou e conseguiu escapar. Não sei nem como eu voltei para o segundo round. Eu estava me cobrando muito por toda a dedicação que eu tive na minha recuperação. Então voltei para o segundo round e, mesmo com o joelho arrebentado, eu ainda consegui derrubá-lo. Mas eu não tinha condições de segurá-lo no chão e não conseguia trocar em pé", explicou Herbert, que acabou vendo o juiz interromper a luta.

Herbert foi operado há duas semanas. Mais uma vez ele precisou fazer a reconstrução do ligamento colateral anterior. A previsão é de oito meses de recuperação. Apesar de ter que enfrentar mais um longo tempo entre fisioterapia, fortalecimento muscular e recondicionamento físico, o irmão de Gilbert Durinho garante que não irá desanimar.

"Foi uma cirurgia um pouco mais complicada, demorou mais tempo do que o previsto pelo médico. A previsão era de duas horas, mas demorou seis horas. Mas no final a cirurgia foi um sucesso. Agora é focar na recuperação, um passo de cada vez. O tempo de recuperação deve ser de oito meses. Preciso fazer novamente aquele trabalho mental e confiar 100% na minha volta. Eu sei que tenho talento, que sou um cara esforçado, dedicado e disciplinado. Força de vontade para superar mais essa não vai faltar", garante o niteroiense.

Antes de sua última luta, Herbert, que possui um cartel com 11 vitórias e apenas quatro derrotas, teve o seu contrato com o UFC renovado por mais quatro lutas. Apesar de vir de duas derrotas, ele conversou com o staff do evento após a lesão e acredita que a organização dará novas oportunidades a ele.

"O UFC conversou comigo e me deixou bem tranquilo. Eu ainda tenho mais três lutas no meu contrato e tenho certeza que será cumprido esse contrato. Vou voltar mais forte, tenho certeza disso. O UFC entendeu, me deu todo o suporte. Inclusive os médicos do UFC identificaram a lesão logo após a luta. O UFC acredita em mim, eu acredito em mim, então vou voltar com tudo. Às vezes a gente faz tudo certo e as coisas não acontecem. Mas não podemos desanimar, temos que acreditar no processo. Estou aproveitando esses momentos de dificuldade para me moldar uma pessoa melhor e voltar mais forte", concluiu o casca-grossa.

Esporte