Topo
Esporte

OPINIÃO

Menon: 'São Paulo fez tudo para não vencer, mas dá alento para título'

do UOL

Do UOL, em São Paulo

10/08/2022 23h23

O São Paulo não fez um grande jogo, mas continua vivo na Copa Sul-Americana. Nesta quarta-feira (10), o Tricolor se classificou para as semifinais do torneio continental ao eliminar o Ceará nos pênaltis, após perder por 2 a 1 no tempo normal no Castelão. A conquista dramática da vaga, porém, evidenciou alguns dos principais problemas da equipe nesta temporada.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan, Menon e Gabriel Perecini analisaram a sofrida classificação são-paulina. Eles frisaram que o São Paulo não jogou bem, mas ganhou ânimo para tentar fechar a temporada com pelo menos algum troféu em sua prateleira.

"O São Paulo fez muita coisa no jogo para que esta vitória não acontecesse. Em um jogo eliminatório, o time levou um gol de cabeça de um jogador com 1,72m [Stiven Mendoza]. Houve uma sucessão de erros nesse gol, com tropeções do Miranda e do Diego Costa, o Pablo Maia que não apertou a marcação e o Leo abrindo um corredor", analisou Menon.

Apesar da classificação para as semifinais, Perecini chamou a atenção para os problemas exibidos pelo Tricolor ao longo da partida. "O São Paulo conseguiu uma classificação que valeu mais do que se viesse ao Castelão e fizesse 4 a 0. Mas isso não é justificativa para o nível de futebol muitas vezes abaixo do time no jogo. Na maior parte do tempo, foi uma partida bastante igual. Quando o Ceará esteve melhor, não conseguiu fazer o gol. Quando o São Paulo controlou, o Ceará achou seu gol", disse.

Para o jornalista, o São Paulo sente muitas dificuldades quando enfrenta um adversário que faz marcação alta. "O São Paulo demorou para entender que o Ceará jogaria pelo setor esquerdo de sua defesa. Com o Reinaldo, o São Paulo teve seus momentos de instabilidade, mas depois passou a preencher melhor aquele espaço. O time voltou do intervalo e tentou jogar. O principal ponto de melhora continua sendo um: a equipe não tem alternativa quando é pressionado na saída de bola", opinou.

Menon destacou como a vaga nas semifinais da Sul-Americana evitou um clima antecipado de fim de ano no clube do Morumbi. "Foi uma vitória importantíssima e agora ele decide a semifinal no Morumbi. Se fosse eliminado, o São Paulo se encaminharia para um final de ano triste. O time está jogando muito mal no Brasileiro e tem poucas possibilidades. Na Copa do Brasil, se passar pelo América-MG [o Tricolor venceu o jogo de ida por 1 a 0 no Morumbi], talvez pegue o Flamengo. Ou seja, não está nada fácil. A vitória foi fundamental para o restante do ano", enfatizou o colunista do UOL.

No Brasileirão, o São Paulo ocupa a 11ª posição com 26 pontos, sete a menos do que o Internacional, sexto colocado e atualmente o último na zona de classificação para a Libertadores. Com esta posição intermediária na tabela do nacional, o Tricolor aposta suas fichas nas copas para, além das taças, obter uma vaga na principal competição continental. Nas semifinais da Sul-Americana, o Tricolor encara o Atlético-GO.

Menon reforçou que o Tricolor esteve longe de fazer uma grande apresentação no Castelão, mas o resultado enche o time de moral. "Foi muito no sufoco. O São Paulo mostrou alguma coisa boa, mas não fez um grande jogo. Repetiu o que aconteceu na Copa do Brasil, classificando-se nos pênaltis após uma derrota. Vamos ver no que dá. Isso dá muito alento para o time nas competições por um título importante e financeiramente também. O torcedor são-paulino pode ficar muito feliz hoje", concluiu, citando a classificação em cima do Palmeiras no Allianz Parque

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será no domingo (14), logo após a partida contra o Red Bull Bragantino pelo Brasilierão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.

Esporte