Topo
Esporte

A pedido da comissão técnica da Seleção, Brasil x Argentina pelas Eliminatórias será cancelado

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

10/08/2022 16h44

O jogo suspenso entre Brasil e Argentina, válido pela sexta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, não irá acontecer. A pedido do técnico Tite e do coordenador Juninho Paulista, a CBF decidiu acatar o acordo proposto pela Fifa e pela AFA para não disputar a partida. A decisão foi publicada no site da entidade, nesta quarta-feira.

"Diante da posição da comissão técnica, vamos procurar neste momento a FIFA para que a partida não seja realizada. Não vou medir esforços para atender a comissão técnica. A nossa prioridade é conquistar o hexacampeonato no Catar. Se a partida não é recomendada pelo comando da Seleção, vamos investir para que a partida não ocorra", afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

O duelo originalmente ocorreria no dia 5 de setembro de 2021. Porém, após apenas cinco minutos de bola rolando, agentes da Anvisa invadiram a Neo Química Arena para retirar quatro jogadores argentinos de campo. Eles teriam entrado irregularmente no Brasil, segundo o protocolo de segurança sanitária em meio à pandemia do vírus covid-19.

Desde então, o caso foi discutido nos tribunais esportivos. Em abril, a Fifa havia determinado que o jogo aconteceria no dia 22 de setembro deste ano. No entanto, onze meses após os cinco minutos de partida, o jogo será cancelado.

Tanto Tite quando Scaloni, técnico da seleção argentina, entendem que o confronto poderia prejudicar a preparação das equipes para a Copa do Mundo do Catar, alegando risco de supensões e lesões. Além disso, havia uma incerteza dos brasileiros quanto a disponibilidade dos adversários, após o amistoso que aconteceria entre os países na Austrália, no dia 11 de junho, ser cancelado. De acordo com Juninho Paulista, a Seleção deve realizar amistosos contra equipes africanas, na Europa.

Apesar de terem um jogo a menos, Brasil e Argentina seguem em primeiro e segundo lugar das eliminatórias, respectivamente. O time de Tite está no grupo G da Copa, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. Já os argentinos figuram no grupo C, com Arábia Saudita, México e Polônia. Uruguai e Equador são os outros dois representantes sul-americanos no Mundial.

Esporte