Topo
Esporte

OPINIÃO

Qual time brasileiro joga hoje o melhor futebol? Colunistas opinam

Palmeiras e Flamengo são os times que apresentam o melhor futebol do Brasil, segundo os colunistas - AGIF
Palmeiras e Flamengo são os times que apresentam o melhor futebol do Brasil, segundo os colunistas Imagem: AGIF
do UOL

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

08/08/2022 12h23

Esqueça o aproveitamento de pontos e o favoritismo de cada equipe aos títulos que disputam. Hoje foi a vez de convocarmos os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte questão: qual time brasileiro joga hoje o melhor futebol?

Três times foram citados pelos jornalistas. O mais votado, o que não é surpresa, foi o Palmeiras, líder do Campeonato Brasileiro com seis pontos de vantagem para o segundo colocado e que está a uma vitória simples no Allianz Parque de alcançar mais uma semifinal de Libertadores —em confronto com o Atlético-MG.

O time de Abel Ferreira lidera todas as estatísticas do Brasileirão, como melhor ataque e melhor defesa, vem de cinco vitórias consecutivas na competição de pontos corridos e, levando em conta todas as competições, só perdeu um jogo dos últimos 12 que disputou.

Outra equipe apontada pelos colunistas é o Flamengo, que vem num crescente desde a chegada do técnico Dorival Júnior e, assim como o Palmeiras, venceu seus últimos cinco compromissos no Brasileirão. O número de gols marcados nestes jogos, porém, supera do Alviverde: 14 contra 9.

Na Libertadores, a situação do Fla é ainda mais confortável, já que venceu o Corinthians em Itaquera no jogo de ida, por 2 a 0, e pode perder por até um gol de diferença no Maracanã para avançar à semifinal.

Por fim, outro time citado é o Fluminense, em ótima fase com Fernando Diniz. Fora a plasticidade, a coluna do Rodrigo Coutinho mostra ainda que, com o treinador no comando, a equipe carioca possui aproveitamento de campeão brasileiro.

E aí, qual a sua opinião? Confira as respostas dos jornalistas:

O Palmeiras, afinal é o mais consistente e o líder em todos os quesitos: pontos, vitórias, ataque e defesa (tem 9 gols a mais de saldo do que o segundo nesse quesito, o Flamengo). O rubro-negro e, às vezes, o Fluminense vêm mostrando ótimo futebol, e são os maiores candidatos a ameaçar o título alviverde. Resta ver se conseguirão manter essa qualidade até o final do campeonato.
ALICIA KLEIN

Palmeiras é o melhor e o time a ser batido. O gigante, o Golias. O grande favorito aos títulos que disputa. Por mais que palmeirenses e Abel tentem negar, esse é o cenário do futebol brasileiro hoje.
ANDRÉ ROCHA

O Flamengo é o que mais joga futebol hoje em dia, mesmo com a equipe reserva por conta das várias opções no elenco. O Palmeiras mantém um jogo bem competitivo e extremamente difícil de ser batido, mas com menos qualidade técnica por causa dos jogadores disponíveis.
DANILO LAVIERI

Palmeiras, que é o time mais equilibrado neste momento. Pode não ter um futebol vistoso como o Fluminense de Diniz (em alguns jogos) e como o Flamengo de Dorival começa a ter, mas o time de Abel é eficiente na defesa e no ataque e consegue comandar o ritmo da maioria dos jogos.
MARCEL RIZZO

Melhor futebol? Em termos de resultados, o Palmeiras, claro. Muito forte. Para meu gosto pessoal, o Flamengo.
MENON

Se "melhor" for "mais bonito" é o Fluminense. Se "melhor" for "mais forte e competitivo" é o Palmeiras.
MILLY LACOMBE

Hoje, o Flamengo de Dorival Júnior! O treinador está fazendo o óbvio, colocando em campo o que ele tem de melhor, sem invenções, e o resultado tem sido fantástico. Difícil acreditar que ainda dê tempo de alcançar o Palmeiras no Brasileirão. Mas pode muito bem levar as duas copas que ainda disputa.
MILTON NEVES

O Palmeiras. É o mais consistente. Parece sempre saber o que fazer diante das dificuldades. E não vejo nada de chato no futebol palmeirense. Pelo contrário. São bonitas suas trocas de passes que levam o time rapidamente à área adversária.
PERRONE

O Palmeiras continua a ser o melhor. Fluminense e Flamengo estão jogando um futebol bonito de se ver, mas o Palmeiras segue sendo o mais eficiente.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Palmeiras. O time de Abel Ferreira tem o melhor ataque do Brasileirão e da Libertadores, tem apenas duas derrotas nas duas competições, nenhuma fora de casa, e o futebol mais consistente. Flamengo voltou a jogar muito bem e tem lampejos do time de 2019, mas Palmeiras parece estar mais equilibrado hoje.
RODOLFO RODRIGUES

Segue sendo o Palmeiras. É mais eficiente e regular em ótimo nível. Fluminense e Flamengo vivem momento excelente. Possuem equipes em crescimento, principalmente o rubro-negro, e podem superar o Verdão na disputa, mas precisam estender o atual nível por mais tempo.
RODRIGO COUTINHO

O Palmeiras é, disparado, o time que menos oscila e mais confiável. Às vezes, com razão, reclama do lixo do VAR; em outras, quando é presenteado com pênalti inexistente pelo circo eletrônico, cinicamente não toca no assunto, mas, em campo, o time é sempre sólido e muito difícil de ser batido. O Flamengo, que jogou mais de meio ano no lixo teimando com o fraco Paulo Sousa, é quem faz frente, mas largou muito atrás no Brasileiro.
VITOR GUEDES

Esporte