Topo
Esporte

Kimi Raikkonen anuncia aposentadoria da Fórmula 1: 'Hora de coisas novas'

Kimi Raikkonen, atualmente na Alfa Romeo, está fazendo sua última temporada na categoria - William West/AFP
Kimi Raikkonen, atualmente na Alfa Romeo, está fazendo sua última temporada na categoria Imagem: William West/AFP

01/09/2021 14h50Atualizada em 02/09/2021 13h49

O piloto finlandês Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, anunciou hoje que se despedirá da Fórmula 1 no final da atual temporada da categoria.

Aos 41 anos de idade, o finlandês, campeão da edição de 2007 da categoria, disse que vai buscar "coisas novas" na sua vida no fim do ano.

"É isso. Esta será minha última temporada na Fórmula 1. Esta é uma decisão que tomei durante o inverno passado. Não foi uma decisão fácil, mas depois desta temporada é hora de coisas novas", iniciou Raikkonen em seu Instagram.

"Mesmo que a temporada ainda esteja em andamento, quero agradecer a minha família, todas as minhas equipes, todos os envolvidos na minha carreira de automobilismo e principalmente a todos que torceram por mim neste tempo. A Fórmula 1 pode chegar ao fim para mim, mas há muito mais coisas na vida que quero experimentar e desfrutar. Vejo você por aí depois de tudo isso!", finalizou.

"Homem de gelo" e recordista

Kimi iniciou sua carreira na Fórmula 1 pilotando a Sauber, em 2001 - na ocasião, ele fazia dupla com o alemão Nick Heidfeld.

Considerado "homem de gelo" por se notabilizar pela frieza dentro e fora das pistas, o finlandês foi para a McLaren no ano seguinte e permaneceu por lá até 2007, quando mudou-se para a Ferrari e sagrou-se campeão mundial.

Após o fim da temporada de 2009, Kimi decidiu se afastar da categoria e voltou às pistas somente em 2012, a bordo da extinta Lotus.

Ele voltou a guiar a Ferrari entre 2014 e 2018 e, depois disto, ocupou um dos carros da Alfa Romeo, equipe em que vai terminar sua trajetória.

O finlandês é o piloto que mais vezes disputou um GP de Fórmula 1 - até hoje, foram 344 corridas. O brasileiro Rubens Barrichello é o 2°, com 326 provas.

Esporte