Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Primeira atleta trans estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio

02/08/2021 09h32

TÓQUIO, 2 AGO (ANSA) - A levantadora de peso Laurel Hubbard fez história nesta segunda-feira (2) ao se tornar a primeira atleta transgênero a disputar uma prova nos Jogos Olímpicos.   


A neozelandesa participou da categoria para atletas com mais de 87 quilos, mas falhou nas três tentativas de arranque: uma de 120kg e duas de 125kg. Com isso, ficou na última posição da final da categoria.   


Hubbard, que tem 43 anos, iniciou sua transição de gênero em 2012 e compete as provas femininas desde 2017. Seu melhor resultado foi uma medalha de ouro em um torneio asiático em 2019.   


A participação da neozelandesa gerou críticas de alguns competidores, que temiam que ela tivesse algum tipo de vantagem física na prova.   


No entanto, ela estava dentro dos critérios definidos pela Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) para se classificar para as Olimpíadas. Entre as principais medidas que Hubbard teve que seguir foi manter o nível de testosterona do corpo abaixo de 10 nmol/l (globulina ligadora de hormônios sexuais) por 12 meses consecutivos. (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias