Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Uefa veta iluminação de estádio do Bayern com cores do arco-íris

22/06/2021 10h36

SÃO PAULO, 22 JUN (ANSA) - A Uefa rejeitou nesta terça-feira (22) a proposta da cidade de Munique de iluminar a Allianz Arena com as cores do arco-íris para o jogo entre Alemanha e Hungria, pela última rodada da fase de grupos da Eurocopa.   


Em um comunicado, a Uefa declarou ser uma "organização politicamente e religiosamente neutra". Além disso, a entidade explicou que a iluminação cairia em um "contexto político", já que a Hungria aprovou recentemente uma lei que veta a "promoção" da homossexualidade.   


A organização também informou "compreender que a intenção é enviar uma mensagem para promover a diversidade e a inclusão", mas propôs datas alternativas para a ação no estádio do Bayern de Munique, como em "28 de junho ou entre 3 e 9 de julho".   


A bandeira, que representa o movimento LGBTQ+, seria uma forma para protestar contra a lei aprovada na Hungria, que foi duramente criticada por grupos de direitos humanos.   


A Federação Alemã de Futebol (DFB) informou ser a favor da iluminação do estádio com as cores do arco-íris, mas revelou que não precisaria acontecer obrigatoriamente no embate contra os húngaros.   


Péter Szijjártó, ministro das Relações Exteriores da Hungria, afirmou que a Uefa teve "bom senso" e "não acompanhou a provocação política".   


Em um caso semelhante, a Uefa abriu uma investigação sobre a faixa de capitão de arco-íris usada pelo goleiro Manuel Neuer, da seleção alemã. No entanto, o acessório foi considerado em conformidade com o regulamento.   


Alemães e húngaros se enfrentarão nesta quarta-feira (23) pela rodada final do grupo F da Eurocopa. (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias