Topo
Notícias

Zanardi apresenta 'progressos significativos', diz hospital

24/09/2020 08h23

MILÃO, 24 SET (ANSA) - Internado há três meses devido a um grave acidente, o campeão paralímpico e ex-piloto de Fórmula 1 italiano Alessandro Zanardi apresentou "progressos significativos", mas seu quadro clínico ainda é considerado "complexo".   


É o que afirma um boletim médico divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Hospital San Raffaele, em Milão, após um longo período de silêncio sobre o estado de saúde do paratleta. O comunicado informa que Zanardi "está passando por um percurso de tratamento semi-intensivo".   


"Contemporaneamente, iniciou-se mais um percurso cirúrgico voltado à reconstrução do crânio facial. Uma primeira intervenção foi realizada com sucesso há alguns dias, e está programada para as próximas semanas uma segunda operação", diz o boletim.   


Zanardi também tem passado por sessões de reabilitação cognitiva e motora, com administração de "estímulos visuais e acústicos, aos quais ele responde com sinais transitórios e iniciais de interação com o ambiente".   


"Frente a esses progressos significativos, os médicos reiteram a continuação de um quadro clínico geral complexo, sendo absolutamente prematuro determinar o prognóstico", conclui o boletim. O último comunicado sobre o estado de saúde do paratleta havia sido divulgado em agosto.   


Zanardi se acidentou em 19 de junho, durante um evento de paraciclismo na província de Siena. O esportista perdeu o controle de sua handbike e se chocou contra um caminhão.   


Internado em um primeiro momento na UTI de um hospital de Siena, o paratleta chegou a ser transferido para um centro de reabilitação neurológica, mas a instabilidade de sua condição de saúde o levou para o San Raffaele, um dos principais hospitais de Milão.   


História - Protagonista de uma das maiores histórias de superação do esporte moderno, o italiano foi bicampeão da antiga CART (1997 e 1998) e disputou cinco temporadas na Fórmula 1, a última delas em 1999, pela equipe Williams.   


Ao retornar para a CART, em 2001, sofreu um grave acidente no circuito oval de Lausitz, na Alemanha, e teve as duas pernas amputadas, mas Zanardi nunca desistiu das corridas. Após uma longa recuperação, disputou o WTCC e obteve três vitórias.   


Porém foi no paraciclismo onde ele se encontrou. Começando a competir em 2007, logo passou a colecionar pódios, alcançando três medalhas paralímpicas nos Jogos de Londres, em 2012, sendo duas de ouro e uma de prata.   


Quatro anos depois, o italiano conquistou mais três medalhas nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro, novamente duas de ouro e uma de prata. (ANSA).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias